Por Redação – Foto Divulgação/Fraport

As intensas chuvas que têm provocado inundações em todo o estado do Rio Grande do Sul resultaram no fechamento temporário e por tempo indeterminado do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Todas as operações foram suspensas, conforme informado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) nesta manhã de segunda-feira (6).

A Fraport, operadora do aeroporto, emitiu um comunicado estabelecendo o dia 30 deste mês como prazo final para a suspensão das operações. Os severos temporais que afetaram várias cidades gaúchas resultaram em mais de 80 fatalidades desde 29 de abril. Mais de 149 mil pessoas estão desabrigadas, e 873 mil foram afetadas em 364 localidades.

Conforme reportado pelo G1, o aeroporto está fechado desde a última sexta-feira (3) devido ao aumento do nível do Rio Guaíba, na capital, alcançando um recorde de 5,33 metros na manhã de domingo (5). Prevê-se que o nível permanecerá acima do limiar de inundação (3 metros) nos próximos 10 dias. Anteriormente, o recorde de altura datava de 1941 (4,76 metros).

Conforme a Fraport, para atender aos requisitos da legislação aeroportuária, foi emitido um Notam (Notice to Airman – ‘Aviso aos aviadores’) nesta segunda-feira, com validade até 30 de maio. O Notam é um documento reconhecido internacionalmente, destinado a informar sobre alterações e restrições temporárias que possam afetar as operações aéreas.

“Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, disse a Fraport por meio de nota.