Por Redação – Foto Reprodução/TV Bahia
Um agente da Guarda Municipal de Salvador, identificado como Everaldo Silva dos Santos Junior, de 40 anos, foi preso em flagrante na quarta-feira (25) sob a suspeita de produzir e armazenar imagens de abuso infantil. A prisão foi efetuada na residência do suspeito, onde ele estava com sua esposa e um filho de 12 anos. Nesta quinta-feira (26), durante uma audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em preventiva.
Everaldo, que é servidor há 16 anos e atua no setor operacional da Guarda Municipal, foi alvo de investigação após a descoberta de material de exploração sexual infantil em seus dispositivos eletrônicos, incluindo um computador e um celular. A apreensão dos dispositivos fez parte de uma operação que levou à sua prisão.
A defesa do suspeito alegou que Everaldo também trabalha como técnico em informática e que as imagens encontradas teriam sido recebidas de grupos de mensagens, sem que ele tivesse conhecimento de seu conteúdo. Segundo o advogado de defesa, o guarda “não compactua” com esse tipo de material e desconhecia a origem das fotos envolvendo crianças. “Ele tinha conhecimento de fotos trocadas com adultos, mas as de crianças são oriundas de grupos no WhatsApp e Telegram”, afirmou o advogado.
Diante da gravidade das acusações, a Polícia Civil declarou que mais detalhes sobre o caso não serão divulgados, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que protege a identidade de menores de idade e resguarda o sigilo em crimes relacionados à dignidade sexual.