Agricultores e agricultoras familiares, pesquisadores, estudantes, professores, extensionistas e interessados, em geral, contam agora com os cursos ofertados pelo Zootecnia Online – Falando de Produção Animal, um projeto de extensão do Grupo de Estudos em Forragicultura e Ruminantes da Universidade Federal da Bahia (Gefor-UFBA), para criar um espaço de debate técnico-científico online sobre a produção animal.

A ação é realizada em parceria com a Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Cooperativa de Consultoria Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser), Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

No curso de ovinocaprinocultura, que começa nesta quarta-feira (04), as palestras envolvem os fatores limitantes da criação de ovelhas, carneiros, bodes e cabras, pelos agricultores familiares da Bahia, selecionadas a partir de demandas das próprias comunidades. Os temas abordados serão: Controle agroecológico integrado de endoparasitas; Comportamento e bem-estar; Produção de leite e seus derivados no Semiárido; e Qualidade da carcaça de carne ovina e caprina.

De acordo com o coordenador da Cepex, José Tosato, a SDR considera fundamental a aproximação com as universidades, institutos e cursos de educação profissional, Escolas Família Agrícola (EFAs) e todos os cursos relacionados à área agrária ou de interesse da agricultura familiar. Tosato salienta que os cursos representam a materialização dos objetivos da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Rural e a Agricultura Familiar: “Os esforços coletivos da Rede procuram aproximar as instituições de ensino com a agricultura familiar e esses três cursos atendem a importantes demandas dos agricultores nos seus principais desafios”.

O coordenador do projeto, professor e membro do Gefor – UFBA, doutor Carlindo Santos Rodrigues, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de atender às demandas apresentadas por produtores em outros projetos de extensão realizados anteriormente, de forma presencial: “A ideia é que o Zootecnia Online seja um espaço de conhecimento, de forma a transpor o conhecimento científico que é gerado dentro da Academia, a partir dos projetos de pesquisa, de forma técnica para o produtor e para técnico de assistência técnica e extensão rural”.

Carina Cezimbra, especialista em Ovinocaprinocultura do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), ressalta que essa iniciativa reduz o distanciamento que muitas vezes a Academia e os Centros de Pesquisa têm das comunidades rurais e dos produtores: “A proposta do curso é muito interessante e apropriada para a agricultura familiar, com participação de muitos produtores e questionamentos importantes para o corpo técnico qualificado. Acredito que vai ser de grande utilidade, inclusive para agentes comunitários rurais (ACRs) e produtores do projeto Bahia Produtiva/CAR”.

Programação dos cursos

Nessa primeira versão do projeto, estão sendo realizados três cursos: o de Bovinocultura de Leite, realizado no mês de outubro; o de Ovinocaprinocultura, que ocorre neste mês de novembro; e o de Alimentos e Alimentação Animal no Semiárido, que será realizado no mês de dezembro. O projeto é registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e os cursos são compostos de quatro encontros semanais, todas as quartas-feiras, às 18:30h.

Para saber mais sobre o curso e ter acesso às aulas, os interessados devem acessar a página do Zootecnia Online – Falando de Produção Animal, no link: https://linktr.ee/zootecniaonline, do Instagram, e realizar a inscrição. Ao final dos cursos, os inscritos que participarem efetivamente receberão certificação. Todo o conteúdo fica disponível na página

A primeira rodada do projeto abordou o tema da Bovinocultura de Leite e seus aspectos relacionados ao melhoramento genético, alimentação e suplementação das vacas leiteiras e a eficiência reprodutiva do rebanho.

Fonte: Ascom/ SDR