Com o objetivo de proporcionar o atendimento ao direito humano fundamental de acesso à água em quantidade e qualidade, o Governo do Estado tem ampliado o acesso de abastecimento de água na zona rural do estado. A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SIHS), tem um papel importante como responsável na execução das obras. Dentro do Programa Bahia Produtiva, diversos sistemas de abastecimento de água estão sendo construídos e outros ampliados, com recursos do Banco Mundial.

Visando melhorar as condições do saneamento do meio rural, aumentando a qualidade de vida e saúde dos moradores, além do fornecimento de água potável de qualidade, estão sendo implantados Módulos Sanitários Domiciliares (MSD). Durante a implantação dos sistemas de abastecimento e dos MSD são realizados trabalhos sociais com a população local, onde são repassadas as noções básicas de educação sanitária e ambiental.

De acordo com o coordenador do Programa Bahia Produtiva da Cerb, Andrevan Sant´Anna, “ outra alternativa para garantir o fornecimento de água sem interrupções pela falta de manutenção ou problemas com os equipamentos, foi criada a Central que reúne associações para que elas, juntas, possam gerir e assegurar o funcionamento dos seus sistemas de abastecimento de água” .

No município de Campo Formoso, por exemplo, nas localidades de Alagadiço do Brejão, Junco e Bolas, no município de Campo Formoso, a construção do sistema integrado de abastecimento de água vai beneficiar 181 famílias que não tinham acesso à água potável de qualidade. A captação é feita através de um poço tubular perfurado pela Cerb.

Ainda no município de Campo Formoso, um sistema simplificado está sendo concluído e vai atender 168 famílias que vivem na zona rural, nas localidades conhecidas como Queixo Dantas e Lagoa do S. Francisco. O sistema é alimentado por um manancial subterrâneo, poço da Cerb. Já em Brejão da Caatinga, Borges e Curral Velho, estão sendo construídos três sistemas simplificados, que vão atender cerca de mil famílias que vivem nas três localidades, com investimentos oriundos do Banco Mundial, no valor total de R$ 2 milhões e 450 mil. Desses sistemas, estão previstas três adutoras com 10.870 metros de extensão, duas unidades de reservação, redes de distribuição para as ligações domiciliares, totalizando 12.818 metros de extensão.

Fonte: Ascom/Cerb