Por Redação – Fotos Reprodução Rede Social
Em uma sessão ordinária, presidida pelo deputado Zé Raimundo Fontes (PT), os parlamentares baianos foram às urnas para escolher os jornalistas e radialistas que serão agraciados com o Troféu Imprensa 2024, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O jornalista Guilherme Reis, da Tribuna da Bahia, saiu vitorioso na categoria mídia impressa, com o Troféu Quintino de Carvalho. Já Carine Andrade Lima, do site Política Livre, foi a vencedora na categoria mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais), levando o Troféu Armando Lobracci Neto.
Para a categoria rádio, a escolhida foi Juliana Nobre, da Rádio Salvador FM, que vai ser premiada com o Troféu Wilson Menezes. Este ano, pela primeira vez, mais um prêmio foi instituído pelo Comitê de Imprensa Edson Alves.
O jornalista e apresentador da TV Aratu, Pablo Reis, conseguiu ganhar, na categoria televisão, o Troféu Raimundo Varela, em homenagem ao comunicador que faleceu no dia 7 de setembro de 2023, aos 75 anos.
Diante da concorrência pequena nesta categoria, o presidente do comitê decidiu que, no próximo ano, o troféu que leva o nome do ex-apresentador da TV Record será direcionado para a categoria mídia eletrônica, que mobiliza muitos profissionais de imprensa na cobertura da Casa do Povo, fazendo dobradinha com o Troféu Armando Lobracci Neto. Em contrapartida, o Troféu Wilson Meneses volta a incorporar a categoria rádio e televisão.
Abaixo, veja a categoria de mídia, nome do veículo, o troféu e o depoimento dos jornalistas vencedores:
Categoria: Mídia Impressa – Veículo: Tribuna da Bahia; Troféu Quintino de Carvalho. Jornalista vencedor: Guilherme Reis
“Fiquei muito feliz e surpreso por ter sido escolhido para receber o Troféu Quintino de Carvalho, na categoria mídia impressa do Troféu Imprensa 2024. Esse reconhecimento tem um enorme significado, não apenas para mim, mas também para o jornal Tribuna da Bahia e para o jornalismo impresso como um todo, que continua firme e comprometido em levar informação de qualidade aos baianos. Em tempos de constantes mudanças no mundo da comunicação, essa conquista reafirma a importância de nosso trabalho e o impacto que ele tem na sociedade. Agradeço a todos os deputados que votaram e contribuem para que sigamos fortes em nossa missão de informar.”
Categoria: Mídia Eletrônica (sites, blogs e mídias digitais) – Veículo: Política Livre ; Troféu Armando Lobracci Neto. Jornalista vencedora: Carine Andrade Lima
“Eu sou muita grata aos meus colegas setoristas que torceram e me ajudaram nesta conquista que, para mim, é muito significativa considerando que o jornalismo político ainda é um terreno pouco povoado pelas mulheres. Agradeço imensamente aos deputados que além de votarem, também pediram por mim”.
Categoria: Rádio – Veículo: Rádio Salavdor FM ; Troféu Wilson Menezes. Jornalista vencedora: Juliana Nobre
“Conquistar esse prêmio é uma alegria em dobro. Não só pelo segundo ano consecutivo, mas por tudo que esse ano representou em minha vida. Fui mãe novamente, voltei ao trabalho bem cedo, reorganizei a rotina e ainda consegui me dedicar ao meu trabalho, que tanto amo. Definitivamente, as mulheres merecem muitas premiações!”
Categoria: Televisão – Veículo: TV Aratu ; Troféu Raimundo Varela. Jornalista vencedora: Pablo Reis
“A homenagem dos deputados é o reconhecimento a um trabalho de equipe feito com muita competência pelos profissionais da Aratu. Nesse aspecto, sou apenas um representante, um rosto que simboliza a dedicação de dezenas de jornalistas. Além disso, premia a posição da empresa de dar espaço para todas as vertentes políticas ou ideológicas, com muito respeito, entendendo que os baianos tém direito a uma pluralidade de informação”.