Por Redação – Foto Macdougall/AFP

 

A partir desta segunda-feira (1), a Alemanha passa a permitir o consumo recreativo de maconha, marcando um marco na legislação do país, apesar da oposição persistente dos conservadores e de associações médicas preocupadas com as consequências para os jovens.

A nova lei estabelece que pessoas com mais de 18 anos podem transportar até 25 gramas de maconha em vias públicas, cultivar até 50 gramas e ter até três plantas de cannabis por adulto em suas residências. Essa reforma posiciona a Alemanha entre os países mais permissivos da Europa em relação à maconha, ao lado de Malta e Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo em 2021 e 2023, respectivamente.

Enquanto isso, os Países Baixos, famosos por sua política liberal em relação às drogas, adotaram uma abordagem mais restritiva para reduzir o turismo centrado no consumo de cannabis. Embora a lei entre em vigor imediatamente, os consumidores terão que aguardar três meses para comprar maconha de maneira legal em “clubes sociais de cannabis”, de acordo com Georg Wurth, diretor da Associação Alemã de Cannabis. Estes clubes poderão ter no máximo 500 membros e distribuir 50 gramas de maconha por mês para cada integrante.