Por Redação – Foto Vaner Casaes/Alba

O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) protocolou nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que visa alterar o nome da Arena Fonte Nova para Arena Rei Pelé, homenagem ao jogador Edson Arantes do Nascimento.

Considerado o rei do futebol, Pelé morreu no dia 29 de dezembro. O velório aconteceu da manhã de segunda-feira (2) até a manhã desta terça (3), na Vila Belmiro, estádio do Santos, clube onde o craque se consagrou.

O deputado Alex da Piatã recorda que aqui no Estado da Bahia e na história do Bahia Futebol Clube as façanhas em campo de Pelé fizeram história. Foram mais de 20 partidas jogadas em solo baiano ao longo da carreira defendendo a camisa da Seleção Brasileira, do Santos e da Seleção Paulista. A primeira vez foi em 1957.

“Pela belíssima história inscrita, que por meio das suas habilidades como jogador de futebol levou o nome do Brasil para os quatro cantos do mundo e se consagrou como o Atleta do século, enchendo a nação brasileira de orgulho e mais por toda contribuição que prestou ao nosso País, nada mais justo e adequado que seja homenageado e assim sua memória poderá estar sempre presente e eterna”, disse Alex.

O país Cabo Verde é o primeiro país a homenagear o Rei Pelé mudando o nome do Estádio Nacional de Cabo Verde, localizado em Praia, capital do país africano, para “Estádio Pelé”. No velório de Pelé, o presidente da FIFA, Gianni Infantino disse que vai pedir para que todos os países-membros da entidade batizem ao menos um estádio em cada país em homenagem ao Rei do Futebol.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, em mensagem nas redes sociais. “Cabo Verde e Brasil têm uma história e uma cultura que andam de mãos dadas, visto que são dois países irmãos, ligados pela língua e identidades muito semelhantes”, afirmou. “Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.”