Por Redação – Foto: Divulgação

As alunas do projeto Natação em Rede, representando a equipe Sincro Bahia, alcançaram êxito ao conquistar quatro medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) em provas individuais e por equipe no Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 26 de novembro de 2023.

Maria Eduarda Lemos, de 14 anos, obteve três medalhas nas provas individuais da categoria juvenil principiante, conquistando a prata na prova de figura, que avalia a parte técnica sem música, e o bronze na prova de solo, que envolve uma coreografia livre ao som de música. Além dessas conquistas, Maria Eduarda ganhou a medalha de ouro no dueto juvenil principiante, junto com Maria Letizia Ferrara.

A equipe baiana, formada pelas duas Marias, Aisha Guimarães, Ana Julia Lomba, Ingrid Vitório, Giovana Araújo e Lara Chaves, conquistou outra medalha de prata na categoria juvenil. As competições envolveram provas de figuras, solo, dueto e em equipe, nas quais a Sincro Bahia alcançou o pódio em quatro das cinco disputas realizadas pelas meninas.

As atletas viajaram com a técnica Maria Helena Calmon com passagens aéreas cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Elas são alunas do projeto Natação em Rede, que oferece aulas gratuitas de nado artístico para crianças e jovens, com apoio do Governo da Bahia, na Piscina Olímpica da Bahia.