Foto: Prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro

As cidades de Amargosa e Lauro de Freitas, administradas pelos prefeitos do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Júlio Pinheiro e Moema Gramacho, respectivamente, venceram o prêmio Cidades Excelentes da Band em parceria com o Instituto Áquila. O Prêmio reconhece e premia as cidades que se destacam pelas boas práticas da gestão pública.

Amargosa venceu nas categorias de Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Em cinco anos de gestão de Pinheiro, reeleito com mais de 70% de votos, o município se destacou pelo seu crescimento econômico, com maximização dos investimentos, aumento do PIB e geração de mais de mil postos de trabalho para a população. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município está entre as 40 cidades que mais gera emprego em toda a Bahia.

Na cidade, o Programa Amargosa TOP possibilitou uma série de obras para melhorias da cidade, entre elas a construção do Complexo Municipal de Saúde, que até o momento teve um investimento de quase 10 milhões de reais. Além do maior, mais completo e bem equipado Complexo de Saúde da região, a gestão entregou também a Escola Municipal Rosalina Bittencourt, o Espaço Colaborar e a Avenida Aloísio Borges, além da iluminação e requalificação da nova Avenida São Cristóvão e da avenida Benetido Almeida, dentre outras.

“A minha dedicação para ser prefeito de excelência também é diária, em cada ação, cada projeto, cada trabalho que venho realizando desde 2017. E receber essa certificação é gratificante, é o reconhecimento de que todos os meus esforços por essa cidade têm tido resultado. Essa certificação é de cada pessoa que ama Amargosa assim como eu”, comemorou Júlio.

Lauro de Freitas – O município administrado por Moema, que ganhou nas categorias Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, se destacou também na geração de emprego, liderando o Caged no primeiro semestre de 2021 entre as cidades da Região Metropolitana de Salvador. De fevereiro a agosto, a Prefeitura saiu na frente com a oferta de trabalho, com destaques para o setor de serviços, seguido pela construção civil e indústria.

No acumulado do ano, Lauro de Freitas finaliza o primeiro semestre com saldo positivo de 3.400 postos de trabalho. O aumento de postos de trabalho reflete a política de trabalho, renda e emprego a da gestão, aposta de Moema para garantir o desenvolvimento socioeconômico da cidade, e já dá mostras da sua efetividade. Dessa forma, foram priorizadas articulações com os setores econômicos para instalação de novos negócios, para fortalecimento das empresas existentes e o diálogo com as associações de classe.

“É com emoção muito grande que recebo esse prêmio da Band. É um estímulo para que os prefeitos possam fazer mais e melhor. E tenho mais é que agradecer a todos que nos oportunizaram essa possibilidade de receber esse Prêmio. Primeiro, o povo de Lauro de Freitas, esse povo batalhador, trabalhador, aguerrido que eu amo tanto”, afirmou Moema.

 

Foto Júlio Pinheiro: Divulgação

Foto Moema Gramacho: João Ramos