Por Jesus Souza – Foto Reprodução
Um pequeno grupo de ambulantes que estão trabalhando no Festival da Virada Salvador realizaram uma manifestação com bloqueio de pista na orla da capital baiana na tarde deste domingo (29).
Os ambulantes reclamam do acesso ao local do evento ser no mesmo local de entrada das pessoas que vão para curtir os shows. Em conversa com o BNews, um ambulante disse que “o acesso está difícil. Se os ambulantes saírem, não tem como entrar. Se sair, tem que dar uma volta desnecessária para chegar lá dentro. [Nós] temos que competir com as pessoas que vem para curtir. Temos que pegar aquela fila imensa para entrar. Isso é injusto. Eu nunca vi uma loucura dessa. O acesso está horrível”, recflamou.
A prefeitura disse através de uma nota que o local de acesso foi modificado por questões de segurança discutida e aprovadas pelas autoridades de segurança pública, Semob e Transalvador.
Confira a nota da Prefeitura
Para o Festival Virada Salvador 2025, a população passou a contar com o dobro da quantidade de acessos em relação às edições anteriores do evento, com entrada pela Via Célia Fontenelle, rua que fica à beira-mar, atrás do Centro de Convenções.
A mudança foi acertada junto às autoridades de segurança pública acordadas também em comunhão com a Secretaria de Mobilidade (Semob) e Transalvador.
Isso porque um fluxo único facilita com que as pessoas, que antes ficavam vulneráveis em grandes filas que se formavam, sobretudo nas proximidades do palco principal dos shows, prejudicava não apenas o tráfego de veículos como a segurança dos próprios transeuntes. Essa questão era preocupante ainda mais no fluxo de saída da festa.
Representantes dos órgãos de segurança pública junto a Empresa Salvador Turismo (Saltur) estiveram durante toda a primeira noite do evento monitorando, através das câmeras de segurança, a ida e vinda do público do Festival e declararam sucesso na mudança que resultou em um dia de festa mais seguro e controlado para todos.
Além disso, uma entrada única facilita a revista e a identificação facial. A operação tem sido sucesso, com registro mínimo de lentidão, sobretudo comparando aos anos anteriores. Importante ressaltar que o fluxo de saída do evento se tornou também muito mais fluido, sem provocar transtornos ao trânsito e, por consequências, beneficiou também os usuários do sistema de transporte público.