Por Sandra Mercês – Foto Jesus Souza

Prefeita em exercício, Ana Paula Matos (PDT), afirmou nesta quinta-feira (09), que a prefeitura de Salvador monitora a situação da China com o surto do metapneumovírus humano (HMPV), na China.

“Salvador está atento. A gente inclusive tem conversado com o Ministério [Saúde]. Internamente a avaliação do Ministério é que já existe esse vírus circulando no Brasil já há algum tempo. Não é um vírus que nunca esteve. A vacina da Covid-19 inclusive ajuda a preservar contra esse vírus”, declarou Ana Paula.

Monitoramento realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) diz que as infecções respiratórias foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior. No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.

“Na verdade, a gente tem que estar preocupado com saúde respiratórias, evitar local de grande concentração. Se alguém tiver algum tipo de imunidade baixa, ou com algum sintoma gripal, ou de síndrome viral, colocar sua máscara. Então, por enquanto, nas nossas conversas com o Ministério, não tem uma alerta maior. A gente está extremamente antenado, alinhado, conversando. Existe na nossa diretoria de vigilância epidemiológica todo um núcleo que faz esses estudos, que está em contato 24 horas com os hospitais, com as unidades de saúde. Por enquanto, a gente ainda tem algo que é localizado e não tem a perspectiva do que aconteceu no passado”, falou a prefeita em exercício lembrando da pandemia do coronavírus.