As novas rotas ainda não foram confirmadas, mas a empresa diz que pretende operar nos destinos turísticos da Bahia | FOTO: Montagem do JC |

De acordo com informações, a nova linha aérea, Abaeté Brazilian Airlines, deve operar junto à divisão de aviação executiva da empresa.

A empresa informou que está conversando com outras companhias aéreas para a venda de passagem em conjunto. “Quem quiser ir para Mucugê, por exemplo, poderia comprar sua passagem partindo de qualquer lugar do país com destino a Salvador, fazendo esse trecho em uma companhia aérea maior. Na sequência, já embarcaria em um voo da Abaeté”, afirmou o sócio-diretor da Abaeté, Tiago Tosto.

Essas novas rotas ainda não foram confirmadas, mas a empresa diz que pretende operar em destinos turísticos no estado baiano, como Morro de São Paulo, Boipeba e Mucugê. A previsão é que os voos comecem em até três meses, mas as vendas de bilhetes devem ser liberadas antes desse prazo.

A companhia possui 17 aviões e pretende utilizar oito na operação das novas linhas aéreas. E a empresa foi beneficiada por uma recente mudança na legislação, favorecendo empresas que queiram oferecer serviço de transporte aéreo de forma complementar, com aviões que transportem até 19 passageiros.

Imagem do pôr do sol na região chapadeira | FOTO: Vitor Tamar |

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Para Tosto, a empresa poderá servir como conexão para quem chega a Salvador e quer conhecer esses locais, principalmente turistas estrangeiros e das regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Para o Morro de São Paulo, por exemplo, o turista leva de quatro a cinco horas com um transporte intermodal [carro e barco]. De avião, partindo do aeroporto de Salvador, são cerca de 20 minutos de voo”, disse.

A empresa também quer conectar cidades que não são turísticas à capital baiana. Nessa modalidade, os voos devem partir de Salvador para Jequié, Irecê, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. A Abaeté foi fundada em 1979 e já operou linhas aéreas entre 1996 e 2012. Até 2002, a operação da companhia foi subsidiada pelo governo federal por meio do programa de fomento à aviação regional Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (Sitar).

Após a extinção do Sitar, a empresa manteve operação regular de rotas até 2012, quando deixou essa atividade e passou a se dedicar exclusivamente ao táxi aéreo. Entre os trechos operados antigamente estavam rotas que ligavam Salvador a Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Jequié, Barreiras (todas na Bahia) e a Brasília (DF).

Hoje a empresa possui os aviões Hawker 400 (duas unidades), Xingu E-121 (três unidades) e Carajá E-181 (quatro unidades), dedicados à aviação executiva, e os modelos, Bandeirante E-110 (três unidades) e Caravan C-208 (cinco unidades), que deverão operar as novas rotas da empresa. Jornal da Chapada com texto base do portal UOL.