Por Redação – Foto Divulgação/Neoenergia Coelba

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu sinal verde na terça-feira (16) para o Reajuste Tarifário Anual de 2024 da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), pertencente à Neoenergia. Com uma base de 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado, a Coelba é uma das principais distribuidoras de energia elétrica da região.

Segundo a Aneel, o reajuste tarifário, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (22), foi impulsionado por diversos fatores, destacando-se os encargos setoriais e os custos relacionados ao transporte e aquisição de energia elétrica.

O impacto médio do reajuste varia de acordo com a tensão elétrica e as classes de consumo. Para as classes de alta tensão (A1, A2, A3 e A4), o efeito será sentido de forma diferenciada em comparação com as classes de baixa tensão (B1, B2, B3 e B4).

Para os consumidores de alta tensão, a média engloba uma gama de categorias, desde grandes indústrias até unidades de distribuição de energia em áreas urbanas e rurais. Já para os consumidores de baixa tensão, a média abrange desde residências e comunidades rurais até estabelecimentos comerciais e industriais.