Por: Redação – Fotos: William Rocha e Adriel Francisco

Secretário de Relações Institucionais do Estado e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues e o CEO da BYD no Brasil, Tyler Lee, no ato que marcou a aquisição, por parte da montadora chinesa, da planta que pertencia à Ford na cidade, e o o início das obras da fábrica da BYD em Camaçari, na tarde desta terça-feira (5).

Participaram do evento ainda autoridades e lideranças políticas da Bahia e de Camaçari, como os vereadores Dentinho do Sindicato, Tagner Cerqueira e Vavau, além do ex-deputado Bira Coroa, secretários de estado e parlamentares, e também representantes dos setores do comércio, lojistas e sindicatos do município.

Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, agradeceu ao “empenho e dedicação” do Governo do Estado da Bahia para que a BYD pudesse concretizar a chegada à Bahia.

“A BYD a cada dia que passa vem sido reconhecida pelo seu esforço em se tornar uma empresa brasileira. Hoje temos aproximadamente 100 concessionárias em todos os estados brasileiros, ao fim deste ano serão 200 em funcionamento. […] Cerca de 65% dos carros elétricos comercializados no Brasil são da BYD”, disse Alexandre, reafirmando ainda o compromisso da empresa em democratizar o acesso a carros elétricos pelos brasileiros.

“É muita emoção para nós de Camaçari e da Bahia estar recebendo aqui hoje um conglomerado de tecnologia, uma indústria avançada que já é um sucesso no Brasil”, disse Caetano, destacando ainda a geração de emprego e renda para a cidade e o estado. Ele pontuou ainda que a chegada da BYD “significa uma revolução nesse processo de reindustrialização do país comandado pelo presidente Lula”.

O CEO da BYD no Brasil, Tyler Lee, destacou a preocupação da empresa com o desenvolvimento sustentável e o início de um novo momento para a cidade e o estado.

“É o início de uma nova era. Está prestes a começar um capítulo de sucesso, juntos vamos construir um futuro brilhante para a nossa empresa e para toda a comunidade de Camaçari. Eu acredito na Bahia e acredito no Brasil”, falou.

Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da BYD ter escolhido o Brasil para implantar sua primeira fábrica fora da Ásia e ressaltou a necessidade que o município de Camaçari e que a Bahia possuem de se preparar para este novo momento.

“Vou torcer e trabalhar para que em 2025 a gente celebre a entrega do primeiro carro montado aqui. A BYD está fazendo o seu papel, e nós nos prepararemos para a chegada da BYD. Queremos ao lado de vocês, da BYD, preparar a mão de obra, articular a força municipal para que a rede de hospedagem possa ser fortalecida, para que a orla seja melhor qualificada, já que Camaçari irá virar um centro de negócios”, afirmou o governador.