Atividades cotidianas e projetos pioneiros marcam a atuação das unidades do Grupo Tiradentes, que contribuem com a melhoria da qualidade e do acesso à Educação

Consolidado hoje entre os maiores grupos educacionais do Brasil e um dos principais do Nordeste, o Grupo Tiradentes chegou aos seus 60 anos de existência, renovando seus compromissos com uma Educação de qualidade acessível a todos, através das suas seis instituições de ensino e polos de ensino à distância que atuam hoje em seis estados brasileiros: SergipeAlagoasPernambucoBahia e Rio Grande do Norte.

Através deste maior acesso das populações à educação, são contempladas questões ligadas à cidadania, à democracia, à proteção e preservação do meio ambiente, à diminuição da violência e da pobreza, a construção de valores sociais e culturais, a promoção da saúde e o ingresso de pessoas mais preparadas no mercado de trabalho. Trata-se de uma missão que vai muito além da capacitação profissional ou da formação acadêmica, mas passa também por moldar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do futuro e dispostos a abrir novos horizontes.

E aqui está o espírito da missão que o Grupo Tiradentes vem cumprindo desde sua fundação, como Ginásio Tiradentes, em Aracaju, no ano de 1962. A iniciativa foi do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que à época era inspetor escolar e enxergou na educação um meio de contribuir com a formação de profissionais e cidadãos mais capazes de ampliar horizontes e realizar projetos. O Ginásio foi elevado a Colégio em 1964 e oito anos depois, em 1972, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) a abrir seus primeiros cursos superiores.

Em 1994, a Faculdade foi reconhecida como Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e, a partir de 2006, ampliou sua atuação pelos outros estados. Em 2019, veio seu salto mais ousado: a criação do Tiradentes Institute, em Boston (Estados Unidos), um núcleo de estudos e mobilidade acadêmica que atua em parceria com a University of Massachusetts Boston (UMass Boston). É o primeiro instituto criado e mantido por uma instituição privada brasileira de ensino nos Estados Unidos, em um dos principais polos de pesquisa e inovação do mundo.

“Hoje, o Grupo Tiradentes tem uma posição de destaque e protagonismo, porque nós formamos diversos profissionais para o mercado de trabalho e para o setor público. Com certeza, é algo que temos muito orgulho de celebrar, porque ao longo dessa jornada de 60 anos, a gente vem transformando a vida das pessoas, por meio da educação, e contribuindo para uma sociedade melhor”, assegura o presidente do Grupo, professor Luciano Klima.

 

Cada vez mais longe

Um exemplo é a aposta no Ensino à Distância (EaD), modalidade que começou a ser implantada em Sergipe pela Unit Sergipe em 2002, através de um curso de formação de professores em Canindé de São Francisco, sertão do Estado. De lá para cá, foram criados 26 polos nos seis estados nordestinos, oferecendo dezenas de cursos que já formaram quase 18 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Para Ronaldo Linhares, um dos idealizadores do projeto da Unit EaD e hoje professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Unit, essa iniciativa contribuiu para a democratização do acesso ao curso superior, principalmente na formação de professores. “Essa contribuição é muito grande em termos de totalidade aqui em Sergipe. O EaD levou a Universidade onde efetivamente era uma necessidade, e praticamente, impossível para aqueles municípios, os quais conseguimos fechar parcerias logo no início”, relembrou.

 

Educar para incluir

Em Alagoas, uma das maiores marcas de contribuição do Grupo Tiradentes é a Educação Inclusiva, que busca oportunizar a formação superior às pessoas com deficiência. Segundo dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 7% das 2,7 milhões de pessoas surdas têm curso superior completo. No Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), composto por Psicóloga, Psicopedagoga, Assistente Social e Intérpretes de Libras, dispõe de atendimento exclusivo para a educação inclusiva e uma sala de recursos, com todas as ferramentas, materiais e tecnologias assistivas para os alunos com deficiências terem uma inclusão completa.

“Temos uma equipe multiprofissional que auxilia o aluno com deficiência ou transtorno de aprendizagem no que se refere às suas peculiaridades pedagógicas e psicossociais. Durante a graduação, fazemos este auxílio através de provas adaptadas, se o tipo de deficiência requer este tipo de adaptação e o aluno realmente solicitar; fazemos um trabalho junto aos professores para desenvolver essas provas e ampliar o tempo de aplicação, o que também é muito importante para que possam realizar as avaliações com mais êxito. A Unit não mede esforços para a inclusão e é muito bom fazer parte deste processo, fazendo com que a acessibilidade aconteça”, explica a psicopedagoga Verônica Wolff, coordenadora do NAPPS.