Novo APP mobile será apresentado no II Encontro de Gestão de Imóveis do Estado

Uma nova ferramenta tecnológica vai conceder mais agilidade e praticidade para o acompanhamento de imóveis públicos do Estado. O aplicativo de celular Simov Mobile será apresentado durante o II Encontro de Gestão de Imóveis do Estado da Bahia, no dia Dois de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

À disposição a partir do dia 1 de dezembro, o novo APP vai possibilitar que os imóveis públicos sejam vistoriados utilizando apenas um celular. As vistorias têm a finalidade de fiscalizar e acompanhar a situação de conservação e de utilização de casas, prédios, terrenos e outros bens pertencentes ao Estado.

O aplicativo é a verão móbile do Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov), programa web que faz o controle físico e financeiro dos bens pertencentes ao estado, através do cadastro, atualização e manutenção das informações.  O novo APP permite que os agentes enviem fotos, documentação e relatório de imóveis públicos para o banco de dados do Simov.

Atualmente, para fazer a vistoria, o servidor se desloca até o imóvel, fotografa o bem público com uma câmera,  preenche um relatório de vistoria em papel e recolhe documentação do bem público. Apenas depois de voltar para a repartição, as informações e as fotos são transferidas para o sistema Simov, através de um computador.

Ganho de tempo – Com a utilização do novo aplicativo, os dados e as fotos dos imóveis podem ser inseridas no Simov instantaneamente, no momento da vistoria. Assim, o APP evita retrabalho, concedendo agilidade e praticidade para as vistorias. Além disso, as informações ficam disponíveis no Simov imediatamente.

O Simov Mobile foi desenvolvido pela Superintendência de Gestão e Inovação da Saeb, em parceria com a Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado). A coordenadora de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC/SGI), Leila Cristina Costa, irá apresentar o novo aplicativo e suas funcionalidades, durante o II Encontro de Gestão de Imóveis do Estado. Os gestores públicos já poderão usar o Simov Mobile para fazer vistorias em imóveis partir de do dia 1º de dezembro.

Evento – O encontro é voltado para os coordenadores de patrimônio e diretores administrativos dos órgãos pertencentes à administração direta e indireta do Estado. A ideia do evento é aprimorar a gestão dos bens públicos, debatendo as diretrizes, discutindo normativos legais e promovendo a troca experiências entre os gestores. O evento contará ainda com outras três palestras, além da fala de abertura do secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.

Convidada especial, a diretora do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul, Vânia Knackfuss Gonçalves, falará sobre o tema “Bens Públicos e Gestão do Patrimônio”. A procuradora do Estado da Bahia, Fabiana Araújo Andrade Costa, abordará o instituto jurídico do Desforço Incontinenti, que possibilita o Estado manter a posse ou retomar a posse de um imóvel público invadido, sem a necessidade de ação judicial de reintegração. O encontro contará ainda com a palestra do assessor da Superintendência de Patrimônio do Estado, Alam Farias de Barros, que vai falar sobre a manutenção dos imóveis públicos do Estado.

Ascom Saeb