O software recebeu 171,8 mil acessos e realizou 40,6 mil agendamentos de serviços para a Rede SAC
Criado para facilitar o acesso aos serviços da Rede SAC, o aplicativo SAC Mobile completa um ano de seu lançamento hoje (13), alcançando a marca de 58 mil downloads. Os usuários dosoftware para celular ou tablet podem realizar agendamentos de serviços, acompanhar filas de atendimento para saber quantas pessoas estão a sua frente, consultar a unidade mais próxima, obter informação sobre documentação exigida para cada serviço, dentre outras utilidades.
Em um ano de funcionamento do aplicativo, os usuários já agendaram 40,6 mil atendimentos na Rede SAC, como expedição de RG, carteira de trabalho, habilitação, dentre outros. No mesmo período foram 171,8 mil acessos ao SAC Mobile. Um total de 65% dos usuários voltou a utilizar o software depois de fazer o primeiro acesso, o que indica a sua eficiência.
O SAC Mobile foi lançado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em 13 de setembro de 2016, com um investimento de R$190 mil. O projeto foi resultado entre a parceria entre a Coordenação de Tecnologia da Informação da Saeb e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).
O aplicativo está disponível nas lojas virtuais App Store e Play Store, onde o usuário poderá fazer o download gratuito para celulares outablets. O SAC Mobile funciona nos sistemas operacionais iOS e Android. De acordo com estudos divulgados pela FGV em 2015, o Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, dos quais 154 milhões são telefones inteligentes, os chamadossmartphones.
O SAC Mobile é mais uma ferramenta para facilitar o acesso dos usuários a Rede SAC, que possui também outros canais de comunicação para utilização dos seus serviços. O Serviço de Atendimento ao Cidadão conta ainda com o Portal SAC na internet, a Central de Atendimento telefônico (Call Center 0800 0715353) e os terminais de autoatendimento nas unidades Sac. Os usuários podem agendar atendimento em qualquer uma das plataformas, assim também como presencialmente.
Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SAC Mobile proporcionou maior agilidade e comodidade ao usuário. “O aplicativo permite que o cidadão realize consultas ou agende um serviços, de forma prática e interativa, a qualquer momento, e em qualquer lugar, utilizando apenas um smartphone ou um tablet. A ferramenta confere muita agilidade e praticidade para os usuários da Rede Sac”, explicou.
Dentre as funcionalidades do aplicativo está o acesso aos endereços de todas as unidades de atendimento da Rede SAC na Bahia, bem como todos os serviços e informações oferecidas. Com o SAC Mobile é possível ainda, verificar antecipadamente documentação, dados e informações necessários para solicitar a emissão do documento ou prestação de serviço, além de agendar atendimento. Ao utilizar o aplicativo, o usuário também pode escolher a unidade da Rede SAC mais próxima dele, a data e horário que melhor lhe convier.
Por meio da função de geolocalização, habilitando o GPS do aparelho celular ou tablet, o cidadão pode ser guiado até a unidade SAC em tempo real, com indicações de distância e roteiro a serem seguidos. Após a emissão da senha será gerado um código, que registrado no aplicativo pelo usuário, permite ao cidadão saber quando se aproxima a sua vez de ser atendido. Desta forma, é facultada ao usuário a espera na recepção do posto ou a realização de outras atividades nos arredores da unidade SAC (em um shopping, por exemplo), enquanto aguarda sua vez para atendimento.
O SAC Mobile oferece ainda acesso às notícias e avisos divulgados no Portal SAC, além de possibilitar que o usuário responda a uma pesquisa de satisfação, que avalia o atendimento e serviços prestados. Atualmente, são oferecidos mais de 700 serviços ao cidadão, nas 66 unidades de atendimento da Rede SAC, distribuídas por toda Bahia.
Ascom/Saeb