Responsável pela produção e distribuição da vacina contra Covid-19 de Oxford-AstraZeneca no Brasil, a Fiocruz informou nesta sexta-feira (14) que irá interromper a produção do imunizante por alguns dias na próxima semana.

“A quantidade de IFA já disponível na Fiocruz sustentará a produção até meados da próxima semana, garantindo as entregas até a primeira semana de junho. […] Caso haja algum impacto nas entregas, ele será avaliado e comunicado mais à frente”, disse a instituição em comunicado.

A produção da Fiocruz deverá ser retomada após a chegada do novo lote de ingrediente farmacêutico ativo, prevista para o dia 22. Nesta sexta, a instituição entrega 4,1 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. O próximo lote deve ser enviado na próxima sexta.

O anúncio é feito um dia depois de o Instituto Butantan, em São Paulo, anunciar a paralisação já nesta sexta-feira pelo mesmo motivo. O governador João Doria (PSDB) chegou a fazer um apelo ao Itamaraty para agir e viabilizar com a China a liberação de insumos para a Coronavac.

Fonte: Brasil 247