No Dia Internacional da Reciclagem, empresa comemora números que mostram seu compromisso ambiental. Dados estão no novo Relatório de Sustentabilidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma das prioridades da Artecola Química. As ações no pilar ambiental estão destacadas no Relatório de Sustentabilidade, recém publicado pela companhia. Entre os resultados, está o índice de 80% de reciclagem de seus próprios resíduos e a reutilização de 4.580 toneladas de material, próprio e de outras indústrias. Esta terça-feira, 17 de maio, marca o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela Unesco. “Por isso, nesta data fazemos questão de destacar o pilar ambiental de nossas ações. Ele é uma das bases para a perpetuação de nossos negócios”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

A gestão de resíduos da Artecola é praticada dentro do conceito 3R’s (Recicle, Reuse e Reduza). A diretriz vem sendo amplamente aplicada na pesquisa de novos produtos. “Um de nossos objetivos estratégicos para esta dimensão da sustentabilidade é crescer continuamente a participação de soluções sustentáveis em nosso portfólio. Esse objetivo vem direcionando nossas ações internamente em todas as unidades, e, para o seu alcance, delineamos três indicadores que vêm gerando resultados positivos”, relata Kunst.

INDICADORES SUPERAM METAS – Um deles é o consumo de energia em relação à produção. Todas as unidades em conjunto tinham a meta de consumir o equivalente a 146 kW/hora para produção de uma tonelada de adesivos ou laminados. A meta foi alcançada. Em 2021, a empresa consumiu 136 kW/hora por tonelada produzida. Além disso, cada unidade da Artecola possui metas individuais para o consumo de energia elétrica de forma geral.

Outro indicador é o percentual de Receita Líquida apurada a partir de produtos com classificação sustentável. A meta era alcançar 57%. As nove plantas da Artecola na América Latina somaram 59%.

O terceiro item é a utilização de material reciclado na produção. O total previsto foi superado em 45,3%, em 2021. O objetivo projetado era de 3.152 toneladas. Ao final do ano, o total atingiu 4.580 toneladas. “São resíduos de outras indústrias e da própria produção, que deixam de ocupar aterros para voltarem ao ciclo produtivo. É mais de um caminhão por dia útil que deixa de virar lixo para se transformar em matéria-prima”, reforça o Presidente.

 

RESÍDUOS SÓLIDOS – A Artecola também monitora a geração de resíduos em todas as unidades. O maior volume está classificado como Classe II (resíduos não perigosos, como madeira, papelão, plástico e sucatas metálicas). Em 2021, foram mais de 520 toneladas destinadas da forma correta, com apenas 20% encaminhados para aterro. Os demais 80% foram reciclados, com aplicação em blendas, coprocessamento ou reutilização.

 

RELATÓRIO DISPONÍVEL – O Relatório de Sustentabilidade foi publicado em versão online, e pode ser acessado no endereço www.artecolaquimica.com.br, na aba sustentabilidade. A publicação apresenta as ações de cunho social, ambiental e de governança de todas as unidades da empresa em 2021. Para a organização do documento, foram observados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, também, os 10 princípios do Pacto Global. “A Artecola atua para atender as necessidades das gerações presentes comprometida com a preservação das gerações futuras”, afirma Eduardo Kunst.

 

A ARTECOLA – Com 74 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios – Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.