Astrônomos anunciam descoberta de misterioso objeto que ofusca brilho de sua estrela

Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, EUA, revelaram terem encontrado um fenômeno em que um objeto parece reduzir periodicamente o brilho de um sistema estelar duplo.
Cientistas encontraram um objeto espacial poeirento que parece estar escurecendo sua estrela, revelou um estudo publicado na revista The Astronomical Journal.
Usando o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS, na sigla em inglês), a equipe de pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, EUA, aplicou inteligência artificial e encontrou por acaso o TIC 400799224, a 2.300 anos-luz. O objeto aparentava reduzir o brilho de um sistema estelar duplo em quase 25% em um período de horas, e isso foi seguido por várias variações de brilho.
Os cientistas creem que não se trata de um planeta em desintegração ou corpo celeste em órbita que esteja se decompondo e emitindo poeira, enquanto a natureza do objeto com essa forma, profundidade e duração apenas os levou a concordar que se depararam com um objeto desconhecido que emite nuvens de poeira.
“A própria natureza do corpo em órbita é intrigante porque a quantidade de poeira emitida é grande. Se ela fosse produzida pela desintegração de um objeto, como o asteroide Ceres no nosso Sistema Solar, ele apenas sobreviveria por cerca de oito mil anos antes de desaparecer. No entanto, surpreendentemente, durante os seis anos em que este objeto foi observado, a periodicidade tem permanecido estrita e o objeto que emite a poeira parece ter ficado intato”, explicou na sexta-feira (31) o grupo no comunicado.
Também não ficou claro qual das duas estrelas o TIC 400799224 está orbitando, o que impede determinar se ele está reduzindo a luminosidade de qual estrela hospedeira, o que pode ser de 37% ou 75%. No entanto, os astrônomos teorizam que a estrela em questão ainda está reunindo massa de seu envelope circundante de poeira e gás, muitas vezes na forma de um disco ao redor da estrela.
A equipe de pesquisadores acredita que a poeira é resultado de um objeto semelhante a um planeta colidindo ao lado da estrela e espalhando poeira cada vez que o faz, o que explicaria a periodicidade regular da nuvem de poeira e sua variação de profundidade.
“Suas propriedades detalhadas diferem de formas significantes dos outros objetos. TIC 400799224 poderia ser sua própria categoria”, afirmam os autores do estudo no comunicado.
Fonte: Sputnik Brasil