Reuters, DPA, DW – Subiu para 26 nesta segunda-feira (11/07) o número de civis mortos em um ataque a um prédio de apartamentos na cidade de Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, informou o Serviço Estatal de Emergências na região de Donetsk. Nove pessoas foram resgatadas com vida dos escombros do edíficio, que foi atingido por um míssil russo na noite de sábado.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse no domingo à noite que o ataque com mísseis russos foi realizado contra dois arranha-céus da cidade, que foram destruídos.

Segundo o presidente, as equipes de resgate continuam os trabalhos de busca para encontrar e resgatar pessoas que ficaram presas sob os escombros.

“Lamentavelmente, o número de mortos não é o número final”, acrescentou.

No domingo, o governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, escreveu no Twitter que “pelo menos três dezenas de pessoas” ainda estavam nos escombros do prédio atingido por mísseis Uragan.

Kyrylenko disse que duas entradas para o edifício foram completamente destruídas. No sábado, o Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia havia confirmado uma onda de bombardeios russos em múltiplas frentes, especialmente em Donetsk.

Equipes de resgate diante de escombros de prédio
Equipes de resgate continuam trabalhos após resgatarem cinco pessoas com vida dos escombros Foto: Donetsk region governor Pavlo Kyrylenko/Handout via REUTERS

Rússia diz ter destruído armas dos EUA

Também no sábado, o Ministério da Defesa russo informou que suas forças atacaram Chasiv Yar. A Rússia insiste que seus ataques não visam alvos civis.

A pasta informou que tropas russas mataram até 100 soldados ucranianos em um ataque de mísseis a uma fábrica de cerâmica na cidade de Slovyansk, no leste da Ucrânia, que seria usada por uma unidade de artilharia ucraniana.

Mais de mil projéteis para uso em obuses M-777 fornecidos pelos Estados Unidos teriam sido destruídos, conforme o ministério de Moscou. Cerca de 700 projéteis para uso de lançadores de foguetes Grad também teriam sido destruídos. O ministério também disse que jatos russos Su-35 derrubaram dois jatos ucranianos do mesmo tipo, junto com um MiG-29.

O Ministério da Defesa russo afirma que suas forças abateram 242 aviões ucranianos e 137 helicópteros desde a invasão no final fevereiro. A alegação contradiz relatos de que a Ucrânia possuía apenas 100 aviões e 90 helicópteros antes da guerra.

Depois de tomar quase toda região de Lugansk, as forças russas estão atualmente focadas em Donetsk. Separatistas pró-Rússia pretendem tomar o controle total da região de Donbass, no leste Ucrânia.

O governo de Kiev está pedindo a seus aliados ocidentais que forneçam armas de longo alcance para defender território e recuperar regiões perdidas para as forças russas.