Por Redação – Foto REUTERS/Alina Smutko

 

Nesta quinta-feira (11/04), a infraestrutura energética da Ucrânia foi alvo de um ataque russo, resultando em cortes de energia para mais de 200 mil pessoas. Subestações e instalações de geração de energia em diversas regiões, incluindo Odesa, Kharkiv, Zaporizhzhia, Lviv e Kiev, foram danificadas.

O ataque, que incluiu o lançamento de cerca de 80 mísseis e drones, teve Kharkiv como um dos principais alvos, com pelo menos 10 mísseis atingindo a cidade, localizada a apenas 30 km da fronteira com a Rússia. As defesas aéreas ucranianas conseguiram derrubar 18 mísseis e 39 drones, mas não impediram danos significativos.

O presidente Volodymyr Zelensky, em busca de apoio internacional, fez um apelo direto ao Ocidente, destacando a urgência da situação. “Precisamos de defesa aérea e de outros apoios de defesa, e não de longas discussões ou fechar os olhos”, afirmou Zelensky.

A guerra  na Ucrânia completou dois anos em fevereiro deste ano. Desde 2022, a Rússia justifica suas ações sob o pretexto de uma “operação militar especial”. Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin reafirmou suas intenções de expandir a ocupação russa no território ucraniano, para criar uma zona de tampão para suas forças.

A Ucrânia também tem retaliado com ataques de longa distância, mirando refinarias e depósitos na Rússia.