Por Redação – Foto: Divulgação / Sudesb

Após participar de três dias de competições intensas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, a delegação de atletas paralímpicos da Bahia retorna neste sábado com um total de 12 medalhas – seis de ouro, três de prata e três de bronze. O estado esteve representado em quatro modalidades esportivas: atletismo, natação, badminton e tênis de mesa.

Os nove competidores provenientes de Salvador e Jequié, representaram suas respectivas cidades na competição, que reuniu os melhores atletas do Brasil. Destaque para Bárbara Brito, da natação, e Riquelme Araújo, do atletismo, que representaram o município de Jequié.

“Considero o resultado positivo. Viemos com uma delegação de atletas pequena, mas bastante aguerrida e competitiva tecnicamente, a exemplo da atleta Bárbara Brito, medalha de ouro nas três provas que disputou. Mas tivemos outros nomes de destaque no atletismo, como Davy Santos, 11 anos”, observou o professor Virgílio Leiro, chefe da delegação e coordenador-geral do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPB).

Presente na competição desde o início, Adelmare Júnior, atleta paralímpico e responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, expressou satisfação com o resultado.

“A Bahia trouxe sua  representatividade com  conquista de medalhas importantes. Nossa expectativa e meta é voltar no próximo ano com maior número de atletas e presença em mais modalidades esportivas. Retornamos com o compromisso de cumprir essa projeção”, disse Júnior.

Segundo Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, que também acompanhou a delegação baiana na capital paulista, “as Paralimpíadas Escolares desempenham um papel fundamental no fortalecimento do paradesporto brasileiro. Nessa competição, surgem talentos que posteriormente representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, onde nosso país alcançou um notável segundo lugar no ranking geral, conquistando 205 medalhas na última edição em Santiago. Ao retornarmos à Bahia, temos a responsabilidade de seguir esse legado:

“fomentar o paradesporto na Bahia e retornar em 2024 com um número maior de atletas baianos e tecnicamente ainda mais forte”, disse Brandão.

Bicampeã – Responsável pela conquista da primeira medalha para a Bahia nesta edição das Paralimpíadas Escolares, a atleta de natação Bárbara Brito consagrou-se bicampeã brasileira nas três provas que competiu:  100M costas, 400M livre e 50M.
“Saio dessa competição muito feliz em trazer três ouros pro meu estado e continuar no lugar mais alto do pódio. Esse resultado fantástico contou com uma comissão enorme por trás, mas principalmente a minha técnica Verônica Almeida. Espero ano que vem, em 2024, continuar como a melhor do Brasil em nível estudantil!”
No atletismo, Davy Santos participa de uma etapa nacional das Paralimpíadas Escolares pela primeira vez. “Foi uma luta para chegar aqui, treinando muito nestas últimas semanas, mas consegui e vim competir em São Paulo. Ganhei um ouro e duas pratas. Muito legal. Vou voltar com o coração cheio de alegria e querendo mais”, disse Davy, o mascote da delegação baiana.
Os meninos e meninas baianos com deficiências física, visual e intelectual que representaram a Bahia treinam e têm acompanhamento do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), da Fundação José Silveira (IBR), do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), do Centro de Atendimento de Educação Vera Cruz e do Centro de Referência Paralímpico da Bahia.
Toda a delegação viaja com passagem aérea cedida pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, representada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), na execução do projeto Jogos Escolares da Bahia 2023 em parceria  com a Federação Baiana de Esporte Escolar ( FBEE).
Confira os campeões:
Bárbara Brito ( natação, provas costas 100, 400M livre e 50M) –   03 medalhas de ouro
Davy Santos  (60M, lançamento de pelota e 150M) – 01 medalha de ouyro e duas de prata
Maria Rita (badminton, por equipe e individual) – 01 medalha de ouro e uma de prata
Amanda Oliveira (tênis de mesa, por equipe) – 01 de ouro
Daniel  Rios (atletismo de peso e salto em distância) – 02 medalhas de bronze
Riquelme Araújo (atletismo) – 01 de bronze