A especialista da clínica Holiste, Bárbara Freire, explica que situações de ansiedade ou estresse são gatilhos para quem tem o distúrbio

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos, quando a pessoa sente a necessidade de comer mesmo sem estar com fome. A nutricionista especializada em saúde mental, Bárbara Freire, da clínica Holiste, diz que, nesse período de confraternizações de fim de ano, o transtorno alimentar pode se agravar. 

Sempre há algo por trás da compulsão alimentar, como estresse, ansiedade, e situações que geram gatilhos para a pessoa. Quem tem questões com a família, por exemplo, pode se sentir ansioso nas festas de fim de ano, e acabar comendo em excesso. Além disso, tem muita comida disponível, o que facilita a realização da compulsão”, explica. 

A especialista também cita quais são os primeiros sinais de que alguém tem o distúrbio alimentar, além de dar orientações sobre como ter um convívio saudável com a comida, especialmente nesse mês de dezembro. “Um sinal é se a pessoa estiver comendo em exagero. E há pessoas também que purgam depois, porque se sentem culpadas. Então, tem que observar se ela se isola quando termina a refeição. Quem tem distúrbio alimentar precisa de um tratamento especializado, nutricional, psiquiátrico e psicológico. Sair sozinho disso é muito difícil”, conclui.

Sobre a Holiste     

Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada no bairro de Pituaçu, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico (com Pronto Atendimento 24 horas). A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.  

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br/.