Os atletas Kauan de Jesus Monteiro e Iuki Cauan dos Santos, ambos estudantes de escolas públicas de Camaçari e atletas de tênis de mesa, deram à Bahia a primeira medalha (bronze) na edição dos Jogos Escolares da Juventude/2017, faixa etária 12 a 14 anos. A conquista foi assegurada na prova por equipe masculina, realizada no primeiro dia da competição (quarta-feira, 13), que está sendo realizada em Curitiba, no Paraná.

Toda a delegação baiana, composta por 59 atletas, viajou em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre|), que também forneceu uniforme completo para o deslocamento de ida e de volta, disponibilizando ainda oficiais para acompanhar os estudantes.

O terceiro lugar na competição foi construído após vitórias bonitas da dupla baiana em cima das equipes de Roraima, Rio de Janeiro e Pernambuco, vencendo cada uma delas por 3 a 0 e avançando para a semifinal, quando enfrentou a equipe de São Paulo. Essa é a segunda vez que a Bahia conquista medalha nessa modalidade esportiva. A primeira, também de bronze, foi em 2013, por Joyce Tavares, também de Camaçari.

Jogos escolares
Kauan e Iuki integram a delegação de 59 atletas, da capital e do interior, que competem em Curitiba.
(Foto: Ascom/Sudesb)

As duas medalhas conquistadas pelo tênis de mesa em edições nacionais dos Jogos Escolares da Juventude foram asseguradas por alunos atletas da Associação Camaçariense de Tênis de Mesa (ACTM). Em sua terceira participação numa etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Kauan diz estar “muito orgulhoso e feliz. Sei que a vitória de hoje tem a ver com a experiência adquirida a cada participação nos jogos nacionais. Cada vez que venho, aprendo um pouco mais”. Opinião semelhante tem o seu companheiro de dupla, Iuki Cauan. “Participo pela segunda vez dos Jogos Escolares e sempre aprendo algo novo. Mas, apesar de estar confiante na prova, fiquei surpreso com nossa vitoria”.

Outras modalidades

Além do tênis de mesa, atletas baianos de modalidades esportivas como natação, atletismo, xadrez e badminton também se destacaram nas provas em que participaram no primeiro dia. Na natação, Guilherme Caribé (Colégio Salesiano Dom Bosco) disputou a prova final dos 50 metros livre e Yan Sotero (Colégio Antônio Vieira) brigou por medalha na prova de 50 borboleta, porém, apesar de todo o empenho, o resultado não foi favorável, chegando em sexto e quarto lugares, respectivamente.

No atletismo, Lara Campos, aluna do Colégio Militar, foi classificada para a prova de 75 metros, que tem semifinal marcada para às 11h desta quinta-feira (14). Outro atleta em destaque foi Carlos Danilo Souza, que venceu as partidas de xadrez disputadas, avançando para próximas etapas. No badminton, a dupla feminina Lana Ribeiro e Laura Gil Hernandes passaram para a segunda fase, e voltam a disputar prova na manhã desta quinta.

As provas das modalidades individuais só terminam nesta sexta (15). Até o final, há expectativa de que os atletas baianos possam conquistar mais medalhas. Organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria do Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal é contribuir para a inclusão social dos jovens por meio do esporte, além de servir de oportunidade para revelação de atletas de alto rendimento.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)