Além do benefício de poder realizar o exame à beira do leito, sem necessidade de deslocamento do paciente, o equipamento não emite radiação

Quando um paciente testa positivo para COVID-19, os primeiros exames a serem realizados são radiografia e tomografia de tórax, capazes de detectar pneumonias que não se estendem até a superfície pleural, ou seja, que são mais superficiais. O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) publicou recomendações para o uso de exames de imagem durante a pandemia, pois foram comprovados os benefícios desta conduta para o diagnóstico e acompanhamento do novo coronavírus. 

A ultrassonografia pulmonar também é um exame de imagem, mas permite identificar lesões mais profundas no pulmão, o que acende um alerta para a importância de utilizá-lo de forma complementar para o tratamento dos pacientes infectados. A Atrial Saúde, uma das maiores distribuidoras de insumos médico-hospitalares do Brasil, disponibiliza este tipo de ultrassom. 

“Esses equipamentos, fabricados pela Mindray – uma das maiores provedoras de dispositivos e soluções médicas do mundo -, representa um avanço importante na qualidade dos serviços médicos prestados para a população”, revela Fernanda Villalobos, diretora de Negócios da Atrial Saúde.

Dentre os benefícios do ultrassom pulmonar estão a facilidade de locomoção do aparelho, a não emissão de radiação e agilidade na avaliação dos resultados, o que auxilia no acompanhamento da evolução da doença. “Distribuir aparelhos de alta tecnologia que dão suporte ao diagnóstico da COVID-19 e auxiliam no tratamento dos pacientes reforça o compromisso da Atrial em apoiar a área da saúde e minimizar os impactos da pandemia”, declara Fernanda. 

Além de fornecer insumos médico-hospitalares a pronta-entrega, a distribuidora tem realizado um trabalho de consultoria para apresentar e explicar a importância de equipamentos como a ultrassonografia pulmonar. “Inicialmente houve uma alta demanda de respiradores e, agora, a procura por aparelhos como este tem aumentado, o que nos leva a já organizar os estoques para conseguir atender novos pedidos”, explica Fernanda.

Embora seja um exame complementar e não substitua o raio-x ou a tomografia, poder acompanhar as condições respiratórias dos pacientes é de extrema importância para o tratamento adequado da doença. 

Sobre a Atrial Saúde 

A Atrial Saúde distribui mais de 5 mil itens médico-hospitalares para 8 mil clientes em todo o Brasil. Nascida da união de empresas referência no segmento há mais de 40 anos, a Atrial possui 500 funcionários e seus centros de distribuição totalizam 30 mil m2. Com mais de 300 marcas em seu portfólio, a Atrial distribui produtos de marcas conceituadas como Johnson&Johnson, 3M, BD, Boston Scientific, Danone, entre outras, além da distribuição exclusiva no Brasil do OneTouch, leitor de glicemia da Lifescan e o Monovisc, para tratamento de osteoartrite, da Anika Therapeutics.  

Sobre a Mindray
Fundada em 1991, na China, e presente no Brasil desde 2007, a Mindray é uma das maiores provedoras[MB1] [MB2]  de dispositivos e soluções médicas do mundo, dedicada à inovação nas áreas de Monitoramento de Pacientes & Suporte à Vida, Diagnósticos In-Vitro e Sistema de Imagens Médicas. Atualmente, os produtos e serviços da Mindray podem ser encontrados em instituições de cuidados com a saúde em todo o mundo.