Bahia não tem circulação de variante indiana da Covid-19

Foto: Sesab

Com um total de 368 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19 realizados em nove meses, a Bahia não tem circulação da variante indiana da Covid-19 (Delta). De acordo com o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

Reconhecida como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde.

As amostras continham genomas completos do Sars-CoV-2, a partir das quais foi possível identificar que circulam no estado 23 linhagens diferentes do vírus da Covid-19. Entre elas, as variantes Alpha (Reino Unido) e Gamma (Manaus), consideradas como variantes de preocupação e de interesse. Por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as variantes são agora denominadas por letras do alfabeto grego.

“Na Bahia, não foi identificada a circulação das cepas Beta (África do Sul) e Delta (Índia). A variante Gamma e a do Reino Unido (Alpha) ainda são as predominantes no mapeamento genético que fazemos que é essencial para o planejamento e definição de ações na área da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explica a diretora do Lacen-BA, Arabela Leal.

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Fonte: Ascom/Sesab

24 COMENTÁRIOS

  1. Itѕ such as you read my mind! You appear to ᥙnderstand so much
    about this, ѕuch as you wrote the guide in it or sοmеthing.
    I believe that you sikmply can ɗo with some % tⲟ drive the message home a little bit, but otһer than that, this iіs fantaastic blog.

    A ggreаt read. I willl definitely be back.

    Review my blog … vintage band t-shirts

  2. I almost never drop responses, however i did a few searching and wound up here Bahia não tem circulação de variante indiana da Covid-19 – Notícias da Bahia.
    And I do have some questions for you if you don’t mind.
    Is it simply me or does it look like a few of the remarks look as if they are coming from brain dead visitors?
    😛 And, if you are posting on other places, I’d like to follow anything fresh you have to post.
    Could you make a list of the complete urls of all your social pages like your
    twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

    My website; New Flow XL

  3. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this outstanding blog!
    I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed
    to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this website with my Facebook group.
    Talk soon!

    Stop by my page – Earle

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui