Por Redação – Foto Wuiga Rubini/GOVBA

A Bahia foi o destino mais badalado do Brasil para o Réveillon de 2025, com uma mistura de festas públicas e privadas em várias zonas turísticas. Brasileiros e estrangeiros escolheram o estado para celebrar a chegada do novo ano, imersos na energia contagiante do povo baiano. Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi um dos locais mais procurados, assim como a Chapada Diamantina, as Costas dos Coqueiros e do Cacau, que também se destacaram.

Em Salvador, o “Pôr do Som”, show comandado pela cantora Daniela Mercury, celebrou o primeiro anoitecer do ano no Farol da Barra. O evento, apoiado pelo Governo da Bahia, através das secretarias de Turismo (Setur-BA) e de Cultura (Secult), também marcou os 75 anos do trio elétrico e os 40 anos da Axé Music e da carreira da artista.

A Bahia atraiu ainda muitas celebridades para as festas de fim de ano. Passaram pelo estado a apresentadora Luciana Gimenez, o jogador Gabigol, o cantor Rogério Flausino, a influencer Maya Massafera, os atores Irandhir Santos, Mônica Martelli e Monique Alfradique, além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, entre outros.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp. 

“O sucesso da virada de ano é fruto do trabalho do Governo do Estado na promoção dos destinos turísticos, atração de voos, qualificação de trabalhadores e infraestrutura, tudo para oferecer experiências únicas. Estamos preparados para receber mais de nove milhões de visitantes neste verão”, afirmou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA.

De acordo com Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), as comemorações no litoral baiano foram intensas, com cerca de 95% de ocupação hoteleira. Ele destacou que a alta do dólar e a flexibilidade do trabalho remoto, resquícios do pós-pandemia, ajudaram a impulsionar o turismo, especialmente na Bahia, com sua diversidade de atrações e extenso litoral.

Em Porto Seguro, 87 mil pessoas chegaram à cidade pelas vias aérea e terrestre, e mais de 1,4 mil turistas foram para o distrito de Trancoso, conhecido por suas praias paradisíacas e festas exclusivas. Arraial d’Ajuda e Caraíva também sediaram grandes eventos. A ocupação hoteleira foi de 95%, e o secretário municipal de Turismo, Guto Jones, afirmou que os números confirmam a importância de Porto Seguro para o turismo baiano.

Itacaré, na Costa do Cacau, também viveu um bom momento, com 98% de ocupação nos hotéis durante as festas de fim de ano. “A cidade está lotada, o que reflete no aumento do aluguel de casas. Estamos vivendo um dos melhores verões dos últimos tempos”, celebrou o secretário municipal de Turismo, Marcos Japu. O destino atraiu turistas de várias regiões do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Brasília.

A região da Costa dos Coqueiros, incluindo Praia do Forte, Costa do Sauípe, Baixio, Conde e Mangue Seco, teve sua rede hoteleira lotada para a virada de ano, com uma grande demanda por bares, restaurantes e quiosques de praia. “Os eventos e as atrações de música baiana movimentaram a região, aquecendo toda a cadeia produtiva e gerando emprego e renda para a população”, destacou Franklin Euzébio, coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Costa dos Coqueiros.

Na Chapada Diamantina, Lençóis registrou uma ocupação hoteleira superior a 90%, com expectativa de alta até o fim do verão. A cidade também viu bares e restaurantes estenderem seus horários para atender a demanda de turistas. Um dos destaques foi a festa promovida pelo Hotel de Lençóis, que contou com apresentações do grupo Sambaiana e atrações regionais.