Por Redação – Foto: Fernando Vivas / GOVBA

A Bahia se destacou no combate à violência de gênero em eventos esportivos. Na noite desta quarta-feira (29), durante o confronto entre Bahia e São Paulo, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, a Polícia Civil (PC-BA), por meio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM), promoveu uma iniciativa para enfrentar a violência contra as mulheres.

“Uma das nossas ações é justamente dentro dos estádios, onde temos o maior público masculino. E nada melhor do que a gente estar junto com os clubes de futebol nessa luta para transformarmos a cultura que normaliza a violência contra a mulher e tornar o estádio um lugar seguro para as mulheres”, comentou a delegada Patrícia Oliveira, diretora do DPM.

A ação da PC-BA integra a Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres nos estádios. O propósito é garantir que as mulheres possam frequentar os espaços esportivos sem receios. O acordo de Cooperação Técnica entre os Ministérios das Mulheres e dos Esportes foi firmado em 17 de novembro, visando erradicar a violência de gênero e combater a misoginia nos eventos esportivos, com ênfase nos jogos de futebol em nível nacional. A torcedora do Bahia, administradora Fabiana Souza, expressou sua satisfação com a iniciativa.

“É uma campanha muito interessante. Acho que vale super a pena, para que as mulheres possam vir para o estádio de futebol, principalmente, para torcer para o seu time de coração e dar um show de torcida”, disse.

Os telões da Arena Fonte Nova transmitiram um vídeo da campanha antes do início da partida e durante o intervalo. No vídeo, policiais femininas e jogadores do Bahia transmitiram uma mensagem de união em prol do respeito às mulheres nos estádios e em outros ambientes esportivos. As titulares das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM) orientaram o público sobre a importância da sociedade unir forças no combate a esse tipo de crime. Um posto foi montado para receber relatos de casos que possam ocorrer no local.

“A Polícia Civil vem com toda a sua equipe, com todo o arcabouço pronto para receber essa mulher, acolher em qualquer situação dentro dos estádios”, completou a delegada Patrícia.

As tratativas estão em curso para ampliar essas iniciativas para as localidades do interior do estado durante a temporada de 2024. A comunidade pode contribuir entrando em contato com o telefone 181, Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSPBA). Não é preciso se identificar.