Encerrando uma longa agenda de seis dias de viagem, que iniciou no Médio São Francisco, passou pela região Oeste, Chapada Diamantina e pelo Vale do Paramirim, o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, visitou neste final de semana a nova reserva mineral descoberta pela Companhia Vale do Paramirim (CVP), na comunidade Papa Mel, distrito Lagoa do Jatobá, em Caetité. Para o local, projeta-se a extração de ferro, cobre, fosfato e ouro, com potencial geração de emprego e renda. Se reuniu também com prefeitos de Botuporã e Tanque Novo para tratar da atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Leão, que ainda esteve no galpão da CVP, onde conheceu as amostras de minérios catalogadas e registradas pela empresa, falou sobre o potencial mineral do estado da Bahia: “É muito motivador conhecer melhor o potencial desta região. A Bahia, que já é um dos principais produtores de minério do país, tem ainda uma enorme capacidade de crescimento na extração mineral e o que queremos é garantir que esse desenvolvimento se converta em benefícios para a nossa população”.

A produtividade da agenda ao longo da semana também foi ressaltada pelo vice-governador, que destacou mais uma vez a necessidade de criar novos polos de desenvolvimento no estado. “Encerramos aqui em Caetité uma agenda longa que iniciou no início da semana passada, onde tratamos das possibilidades de investimentos privados no projeto do Polo Agroindustrial do Médio São Francisco e realizamos uma série de visitas de reconhecimento a diversos projetos do Vale do Paramirim, mas o que eu gostaria de enfatizar mais uma vez é a importância de estarmos fortalecendo economicamente outras regiões do estado”, pontuou o titular da Seplan.

“Esse exercício de visitar os municípios, conhecer as necessidades de cada um, mapear as potencialidades ajudam muito o Governo do Estado, por meio da SDE e da Seplan, a pensar o desenvolvimento dessas regiões e atrair mais empreendimentos. Queremos descentralizar a arrecadação do Estado e industrializar o interior. Estamos trabalhando muito para isto”, disse Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Outras agendas

No sábado (19), a comitiva Seplan-SDE esteve no município de Botuporã, onde entregou equipamentos de educação do município. No domingo (20), os dois gestores das pastas, Leão e Leal, estiveram no município de Tanque Novo para inauguração de equipamentos de saúde e lazer. Em ambas ocasiões, se reuniram com prefeitos para discutir a atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Tema debatido também em reunião na última sexta-feira (18), no município de Itaetê, com a participação de prefeitos e vereadores da Bacia do Paraguaçu.

Foto: Ascom Seplan

A comitiva, que iniciou a semana nos municípios de Barra, Muquém do São Francisco e Ibotirama, com a apresentação dos projetos em implantação no Polo Agroindustrial e Bioenergético para investidores de Pernambuco e Luís Eduardo Magalhães, também visitou projetos de fruticultura em Mucugê, a Mina Pedra de Ferro, da Bamin, que tem como objetivo produzir, de forma sustentável, 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, e visitou um trecho em obras da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol), em Caetité.

Ascom Seplan