Por Redação – Foto Thuane Maria/GOVBA

Na manhã desta terça-feira (2), a Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, sediou a posse de Paulo Guimarães como o novo diretor-presidente da BahiaInveste, uma empresa estatal de economia mista vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na cerimônia, que começou com uma apresentação do novo gestor e de algumas iniciativas planejadas para os próximos dois anos de sua gestão.

Uma das prioridades da estatal será a atração de investimentos para o desenvolvimento sustentável na Bahia. Entre as prospecções da BahiaInveste estarão projetos nas áreas de energias renováveis e bioenergia, incentivos ao desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar e para a eletrificação do transporte urbano.

Segundo Paulo Guimarães, o potencial da Bahia para protagonizar a transição para um mundo mais sustentável é imensa. “Pretendemos atrair muita coisa para o interior do estado. Vamos levar essa tecnologia pra o agricultor familiar, para a agricultura do oeste da Bahia, para que ela possa se tornar cada vez mais sustentável; tem a questão da mobilidade elétrica, que é super importante, produção de baterias. Esse universo de coisas é que vai tornar a Bahia um estado limpo, verde, com produtos com baixa pegada de carbono, dando essa contribuição que a gente precisa para a emergência climática”, disse o novo gestor sobre áreas nas quais devem ocorrer investimentos.

O governador frisou a necessidade de atrair novos negócios para a Bahia e também fortalecer os já existentes, gerando emprego e melhorando o PIB. “Nossa expectativa é pôr em prática o que está planejado no programa de governo para os próximos três anos, junto com o documento que orienta o planejamento do desenvolvimento estadual, que projeta a Bahia daqui a 30 anos. Isso quer dizer responsabilidade com a sustentabilidade, que diz respeito tanto à questão social quanto à questão ambiental e aos valores culturais. Esses são os potenciais para quem vai investir, um ativo daqueles!”, avaliou o chefe do executivo.