Por Confraria NB – Foto Reprodução Facebook Hilton Coelho

“Baiano” Silvio Almeida

Na sexta-feira, (18), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, recebeu o Título de Cidadão Baiano da Assembleia Legislativa da Bahia. O reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual do PSOL, Hilton Coelho. Paulista de nascença e cidadão do mundo pela essência humana. Enfim a farra dos títulos e das Comendas deram uma pausa para uma justíssima homenagem. A confraria concordou com um dos membros que disse “Silvio Almeida é o herdeiro intelectual do saudoso Milton Santos”.

Deveria ter ido, mas não fez falta
Nos arredores da lotada Assembleia Legislativa da Bahia no dia da presença do ministro Silvio Almeida, muitos questionaram a ausência do governador Jerônimo Rodrigues. Negro, primeiro governador indígena da Bahia. Pela importância de Silvio Almeida na representatividade dos direitos humanos, o nome do governador foi bastante cobrado no evento. Assim como o presidente da ALBA, Adolfo Menezes e o líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto. Silvio tem uma imensa representatividade na luta pelos direitos humanos tão violados nos últimos anos. Com todo respeito às tais agendas que justificaram suas faltas, Silvio Almeida merecia a presença.

Lídice e o nível superior
A Bahia é uma terra de cantos e encantos e de sintonias. Nos últimos eventos que as Universidades públicas e Institutos Federais presentes no estado tem promovido, uma cena tem chamado nossa atenção. A sintonia da deputada federal Lídice da Mata (PSB), com essas instituições. Reitores e Reitoras em consonância reforçam as contribuições da parlamentar em prol do ensino superior. Que os outros parlamentares que trabalham pela educação superior nos desculpem, mas Lídice nos braços das Vossas Magnificências parece Bell Marques passando pelos circuitos do carnaval da capital, pura festa em perfeita sintonia.

Adoçou o café com sal
O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), soltou o verbo contra o governo estadual, federal e os senadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do partido do deputado, o PSD. Sobrou até para o ministro Rui Costa. O motivo da bronca? As condições das rodovias administradas pela ViaBahia. “Nós temos que ir para cima do governo. Temos que saber qual é a posição do governo federal e também do estadual. Temos um ministro que é da Bahia, que ocupa um grande espaço no governo. Qual a força política da Bahia? Então adiantou eleger Lula. Disseram que se elegesse Lula ia mudar, mas não mudou foi nada. Então tem que ver o que está acontecendo. O ministro Rui Costa, que tem força, não tem condições de resolver este problema da Via Bahia?”. Chega da gente estar falando todos os dias da Via Bahia. Qual a posição do governador? Nós temos três senadores, qual a posição? Temos o ministro mais forte e temos que passar por este constrangimento? Então eu voltei errado em Lula”, bradou Eures Ribeiro.

Adoçou o café com sal
Todas as críticas e cobranças contra a ViaBahia são justas e necessárias. Porém, deputado Eures, diante de tantos atos desumanos do governo Bolsonaro, o senhor acha mesmo injusto ter votado no Lula? Esta Confraria custa a acreditar que a situação da ViaBahia foi o real motivo para o senhor subir o tom contra as principais lideranças políticas da Bahia e do Brasil. Agora, estamos curiosos para saber o que de fato motivou o tom da cobrança.

Aloprado
Sandro Filho é o nome do aloprado representante do Movimento Brasil Livre (MBL), que tentou invadir o gabinete da vereadora de Salvador, Laina Crisóstomo (PSOL). O delinquente esmurrou a porta do gabinete da vereadora enquanto criticava as bandeiras de luta da edil. O MBL deveria se chamar Movimento Brasil Lunático, para justificar tantas figuras odiosas integrando o grupo. E a Câmara de Vereadores de Salvador prometeu revisar os protocolos para acesso dos cidadãos ao espaço.

Choradeira de Dayane Pimentel
A ex-deputada federal Dayane Pimentel, hoje no União Brasil, revelou ainda estar magoada com o pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), por conta das eleições de 2022. Segundo Dayane, Ronaldo faltou com o apoio. Em entrevista Dayane disse; “existem erros e deslizes que eu sei que a gente comete”. Dayane Pimentel foi mais uma das figuras políticas que surfaram na onda bolsonarista e se escaldaram com ela e o que não faltaram foram erros na gestão do próprio mandado.

No lugar do outro(a)
Andam dizendo que o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), pensa em paralisar as atividades da prefeitura da cidade em protesto a redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Gestores dos quatro cantos do país estão reclamando dos recursos enviados alegando que são insuficientes para arcar com os gastos da prefeitura. Nossa democracia te dá direito ao protesto, prefeito. Agora você está no lugar dos servidores que precisam paralisar suas funções para batalhar por reconhecimento salarial e melhores condições de trabalho. Ainda vai criticar que faz paralisação?

Ponto final
Só um desumano para apoiar o ataque do Hamas em Israel. Só outro desumano para apoiar o que Israel está fazendo com os palestinos e palestinas com a justificativa de estar caçando membros do Hamas e, ponto final.