Por Biblioteca Municipal José de Sá Nunes – Reprodução 

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes iniciou o ano de 2024 com uma campanha pela doação de livros. Com a iniciativa, a equipe pretende renovar o acervo e, ao mesmo tempo, estimular o hábito da leitura, já que as obras que forem repetidas serão disponibilizadas para doação nos Pontos de Leitura em Movimento, instalados nas sedes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e do programa Creas Pop.

A campanha foi iniciada no dia 2 de janeiro e vai durar até o final de fevereiro, com foco para livros de literatura infantil e adulta, de ficção e não-ficção, além de obras resultantes de pesquisas acadêmicas. Não são admitidos livros didáticos nem módulos que tragam conteúdos relacionados a cursos diversos. E, em respeito à legislação sobre direitos autorais, também não são aceitas cópias xerox.

“A gente sempre renova o acervo no início do ano e a comunidade sempre colaborou”, explica a gerente da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, Jeane Marie Rocha. “É a continuidade dessa responsabilidade social que toda a comunidade sempre teve com a Biblioteca Municipal”, complementou. Sobre a doação dos livros que já fizerem parte do acervo, Jeane reforça que o objetivo é disseminar a cultura literária entre a população: “Nós vamos doar para crianças e adultos que queiram levar o livro para casa e ter um contato maior com ele”.

Ainda de acordo com a gerente, a edição mais recente da campanha, realizada entre janeiro e fevereiro de 2023, reuniu 2.490 livros. Atualmente, o acervo da Biblioteca contém mais de 42,2 mil obras de gêneros diversificados, a exemplo de literatura brasileira e internacional, livros em Braille, enciclopédias, cordéis e autores locais.

A doação pode ser de forma presencial na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, localizada na Avenida Jonas Hortélio, na região do bairro Recreio, conhecida como “Conquistinha”. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3422-8153.