Sputnik Brasil – Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19), o presidente dos EUA, Joe Biden, voltou a ameaçar a Rússia, desta vez com sanções “jamais vistas”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em entrevista que seu colega russo, Vladimir Putin, nunca viu sanções como as que serão impostas se as tensões aumentarem na Ucrânia.
Embora tenha subido o tom, o presidente norte-americano acrescentou que, ao discutir o estado das relações bilaterais com a Rússia, ele teve “conversas muito francas” com Putin, e que ambos “não tiveram problemas” em se entender.
O norte-americano disse acreditar que Putin “não quer uma guerra total”. No entanto, Biden afirmou que, no caso de uma invasão contra a Ucrânia, a Rússia receberia consequências que seriam um “desastre”.
“Uma coisa é se for uma pequena incursão. Mas, se eles realmente fizerem o que são capazes de fazer, será um desastre para a Rússia, se eles invadirem a Ucrânia”, comentou.
Biden voltou a falar do sistema SWIFT, e enfatizou que a enorme pressão das sanções incluiria consequências terríveis para o sistema bancário russo. “Se eles invadirem, eles vão pagar, e seus bancos não poderão negociar em dólares”, comentou.
Com sede na Bélgica, a SWIFT é uma vasta rede de mensagens usada por bancos e outras instituições financeiras para enviar e receber instruções de transferência de dinheiro de forma rápida e segura.