Por Redação – Foto Mateus Pereira/GOVBA

Na Bienal do Livro Bahia, que ocorrerá entre os dias 26 e 1º de maio no Centro de Convenções em Salvador, os alunos da rede estadual terão a oportunidade de explorar narrativas pessoais inspiradas por ícones da literatura e música brasileiras, como os escritores Itamar Vieira Júnior e Allan Dias Castro, juntamente com o cordelista Bule Bule. Na cerimônia de abertura do evento, ocorrida nesta sexta-feira (26), Itamar Vieira Júnior, autor do aclamado livro “Torto Arado”, compartilhou com os jovens como descobriu seu talento para a escrita.

“Quando comecei a escrever, nesse campo da memória, eu diria que foi quase ao mesmo tempo em que eu aprendi a ler. A palavra, naquele momento, exerceu sobre mim um fascínio quase místico. Na tentativa de adentrar a alma do mundo, eu percebi que se abriam janelas para outras dimensões além das que eu vivia”, dividiu com o público de estudantes.

A Bienal, que tem como tema ‘As histórias que a Bahia conta’, também será um espaço para apresentar novos autores, alguns deles estudantes da rede estadual de ensino. Segundo a secretária da educação Rowenna Brito, o estande do Governo do Estado, na Sala D10 – ASA B, vai receber jovens talentos de 172 escolas estaduais baianas. Vinte e três projetos estudantis vão passar pelo espaço do Governo.

“Os estudantes vão conhecer autores, participar de mesas de debate, palestras e rodas de conversa com escritores. Mas no estande no Governo do Estado também vão acontecer apresentações de poemas e poesias dos estudantes, exposição de professores. É um momento especial para a gente da rede estadual da educação”, celebrou a gestora.