Diosdado Cabello utilizou as redes sociais para comemorar a vitória do candidato do partido Movimento pelo Socialismo nas eleições presidenciais da Bolívia.

O presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou nesta segunda-feira (19) que a Bolívia deu uma lição aos EUA e ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, após a vitória do candidato do Movimento pelo Socialismo (MAS), Luis Arce, nas eleições presidenciais de domingo (18), de acordo com resultados de boca de urna.

Horas antes, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, descreveu a eleição de Arce e do vice-presidente David Choquehuanca como uma “grande vitória” para o povo boliviano.

Candidato a presidente pelo MAS, Luis Arce, nas eleições bolivianas
© AP PHOTO / JUAN KARITA Candidato a presidente pelo MAS, Luis Arce, nas eleições bolivianas

De acordo com os resultados de boca de urna, Arce, do partido do ex-presidente Evo Morales, obteve uma vitória avassaladora, com 52,4% dos votos contra 31,5% do segundo colocado, o neoliberal Carlos Mesa. Arce agradeceu ao povo boliviano e à comunidade internacional pelo apoio ao processo eleitoral. Carlos Mesa, por sua vez, já reconheceu a derrota, dizendo que o resultado é convincente e claro.

Mais de sete milhões de bolivianos foram chamados às urnas, processo que deve encerrar um longo processo para restaurar a ordem constitucional após o golpe de Estado que depôs o ex-presidente Evo Morales.

 

Fonte: Sputnik Brasil