Por Redação – Foto Alan Santos/PR
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) parabenizou o republicano Donald Trump pela vitória nas eleições à Presidência dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6).
Em uma postagem no Instagram, o liberal agradeceu a Deus pela vitória de Donald Trump e citou um salmo da Bíblia. “Obrigado meu Deus. Parabéns @realdonaldtrump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Jair Bolsonaro”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, o ex-mandatário vai precisar do aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para ir à posse de Trump no cargo, que acontece no dia 20 de janeiro de 2025. O ex-mandatário brasileiro está com o passaporte retido e proibido de deixar o país, após decisão da Corte, em meio às investigações da trama golpista de 2022.
Segundo a Folha, para reverter a situação, os advogados vão precisar recorrer ao Supremo com pedido de revogação da medida. A defesa do liberal já ingressou com a mesma solicitação em outras ocasiões, mas elas foram negadas. A devolução do passaporte depende de uma decisão individual do ministro Alexandre de Moraes – relator do inquérito da trama golpista – ou de uma votação colegiada na Primeira Turma do Supremo, responsável pela avaliação dos recursos sobre o tema no tribunal.