A foto sequer é verdadeira

Jair Bolsonaro usou as redes sociais nesta semana para fazer chacota com um suposto erro de português de um torcedor corintiano. Reportagem do UOL Esporte neste sábado 6/VI traz os detalhes da postagem feita na última terça-feira 2/VI pelo perfil de Bolsonaro no Instagram. Ele republicou um meme antigo que mostra dois corintianos segurando uma faixa com a palavra “incompetência” escrita de forma errada: “emcompetência”.

Trata-se de uma montagem feita a partir de uma foto tirada em 2011. Na imagem original, o corintiano Felippe Mariano Vasconcellos e um amigo seguram uma faixa com a palavra escrita da forma correta. A montagem sugere que corintianos não sabem escrever.

Membro da Gaviões da Fiel, Felippe morreu em setembro 2014 em um acidente de carro em Campinas. Seus parentes ficaram indignados ao verem sua imagem sendo publicada em tom de deboche na página do presidente.

“A foto podia até ser de verdade, mas ele não tem o direito de fazer chacota com nenhum grupo”, afirmou Olívia Vasconcellos, irmã de Felippe. “E ele fez isso justamente usando uma imagem falsa, e atingiu a dor de uma família. A nossa família já tem uma aversão à linha do presidente. Discordamos muito da falta de responsabilidade com as informações que ele dá, das falas que parecem sempre uma conversa de botequim”, prosseguiu.

“Ele não tem que zombar se corintiano escreve certo ou errado. Não é esse tipo de mensagem que cabe ao presidente. Meu irmão não está nem aqui para se defender”, completou a arquiteta.

Veja a foto original:

Reportagem do "Globoesporte.com" mostra foto original com a palavra "incompetência" - Reprodução

Do Conversa Afiada