Brasil 247 – O governo Jair Bolsonaro trocou o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Maiurino, pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Márcio Nunes de Oliveira. A portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), nesta quinta-feira (25).

Nunes de Oliveira é o número 2 da pasta comandada pelo ministro Anderson Torres. Ele foi o superintendente-regional da PF no Distrito Federal entre maio de 2018 e abril deste ano.

Em dezembro passado, o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, informou sobre a existência de uma articulação do chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), delegado Alexandre Ramagem, para tentar derrubar Maiurino, conforme revelaram fontes da cúpula da PF.

A gestão de Maiurino vinha sendo criticada por indícios de interferência política em casos em que a PF atua. Entre eles, a extradição do blogueiro Allan dos Santos.

Este é o quarto diretor-geral da Polícia Federal desde o início do governo, em 2018.

Segundo o ministro da Justiça, Anderson Torres, Paulo Maiurino passará a comandar a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.