Por Redação – Foto Feijão Almeida/GOVBA

84 novas viaturas foram entregues para Polícia Militar da Bahia para atuar em todo estado

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira, (15), um helicóptero para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e 25 aeronaves tipo drone, em evento realizado no Parque Metropolitano do Abaeté, na capital baiana. O governador também entregou 84 viaturas para reforçar a atuação da Polícia Militar em todo o estado.

No Centro de Gestão de Vetor Áereo (CGVA) será oferecido um curso de formação para pilotos de helicópteros ao CBMBA.  “Nós temos um plano de investimentos na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil. Inclusive a aeronave, o helicóptero é para isso, para poder percorrer o estado em busca de salvar vidas, dar apoio e segurança”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em coletiva.

Para o comandante geral do CBMBA, coronel Adson Marchesine, a criação do Centro representa uma revolução para a corporação. “É um equipamento que vai desempenhar um papel crucial em operações aéreas de busca e resgate, utilizando helicópteros e aeronaves para localizar e resgatar pessoas em áreas remotas e em incêndios florestais, urbanos e industriais. Essa capacidade aprimorada promove um salto significativo na capacidade operacional do CBMBA, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população baiana”.

São 47 viaturas semiblindadas, sete micro-ônibus, três caminhões baú, um ônibus do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), quatro viaturas do Sistema Único de Segurança Pública (Senasp), seis viaturas para operações com cães, quatro motocicletas, quatro caminhonetes descaracterizadas, uma van e sete veículos de inteligência, que serão utilizados por meio de locação.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou que essa renovação da frota representa um avanço crucial para a eficácia das operações policiais. “Esses novos veículos proporcionarão maior mobilidade e eficiência aos nossos policiais, permitindo um trabalho mais ágil e assertivo no combate à criminalidade e na proteção da população baiana.”