O governo brasileiro divulgou nesta quarta-feira (18) uma nota em que cumprimenta o novo presidente do Peru, Francisco Sagasti, eleito pelo Congresso peruano na última segunda-feira (16), em meio a uma crise política no país.

O cumprimento foi emitido em nota pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

“O governo brasileiro saúda a posse de Francisco Sagasti como novo presidente do Peru e lhe deseja êxito no desempenho de suas elevadas funções, em particular com vistas à condução do país à realização das eleições gerais de 11 de abril de 2021”, diz a nota.

Segasti é o terceiro presidente do Peru em pouco mais de uma semana. No último dia 9 de novembro, o Congresso peruano aprovou o impeachment do então presidente Martín Vizcarra por denúncias de corrupção.

No dia seguinte, tomou posse como presidente interino o chefe do Legislativo do país, Manuel Merino, que ficou apenas cinco dias no cargo, renunciando após pressões e protestos populares.

A previsão é que Segasti atue para garantir a realização de eleições no país marcadas para abril do ano que vem. O presidente eleito no pleito tomaria posse em 28 de julho de 2021.

 

Fonte: Sputnik Brasil