Por Felipe Anjos – Foto Rafael Ribeiro/CBF
O Brasil perdeu por 1×0 para o Paraguai, na noite de terça-feira (10), pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida aconteceu no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
A equipe do técnico Dorival Junior foi a campo na quarta colocação, com 10 pontos, e precisando de uma vitória para se distanciar das equipes que estão fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.
Na partida, a Seleção não conseguiu se impor e sofreu sua quarta derrota em oito jogos dessa, algo inédito até então.
Destaque negativo
Em mais uma atuação apagada, a Seleção Brasileira novamente quase não levou perigo ao gol adversário. A melhor chance foi no primeiro tempo, em uma jogada de Vinicius Junior que deu para uma finalização sem sucesso de Guilherme Arana.
Por outro lado, a defesa novamente sofreu gol: são oito em oito jogos, uma média de um gol por jogo.
Além disso, um tabu foi quebrado: a Seleção Brasileira voltou a perder uma para o Paraguai depois de 16 anos. A última derrota tinha sido em junho de 2008 por 2×0 – gols de Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas.
Situação de momento
O Brasil agora ocupa a quinta colocação, com os mesmos 10 pontos, um a mais do que a Bolívia, primeira equipe fora da zona de classificação para a Copa de 2026.
Já o Paraguai ocupa a 7ª colocação com 9 pontos, também um a menos que o Brasil.
Próximos jogos
Na 9ª rodada, a Seleção Brasileira encara o Chile, no Estádio Nacional de Santiago, no dia 10 de outubro. Depois, enfrenta o Peru, no dia 15, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.