Por Redação – Foto Reprodução/Instagram
Após a expulsão do corpo diplomático de sete países da América Latina de Caracas pelo governo de Nicolás Maduro, entre eles Argentina e Peru, depois de os respectivos países acusarem fraude nas urnas após as eleições do último domingo (28), o Brasil vai assumir as funções diplomáticas dos dois países vizinhos, na Venezuela.
Conforme a Carta Capital, o acordo com a Argentina já está fechado. Ademais, a expulsão de pessoal diplomático afeta também seis venezuelanos, que estão asilados na embaixada do país na capital.
Esses seis, ao que tudo indica, ficarão sob a custódia do Brasil, já que a diplomacia brasileira é quem cuidará, entre outras coisas, dos imóveis onde estão as representações argentinas e peruanas. Com relação ao Peru, um pedido oficial do governo continua pendente, mas o Brasil já sinalizou positivamente para aceitar a responsabilidade.
Desta forma, o País fará também a guarda dos arquivos e documentação mantidos nessas embaixadas e consulados. Pelo acordo, o governo brasileiro poderá, também, tratar de assuntos relevantes na Venezuela em nome das autoridades argentinas e peruanas.