Foto: Ricardo Stuckert

“A cidadania honorária é concedida em caráter excepcional a pessoas que se destacaram particularmente na defesa dos direitos humanos”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Presidente Fraçois Hollande disse estar “muito feliz” de receber Lula para discutir luta contra desigualdades

Jornal GGN – “O que está ocorrendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber o título de cidadão honorário de Paris, nesta segunda (02), em cerimônia que contou com a presença da prefeita Anne Hidalgo.

Também estiveram presentes a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito Fernando Haddad. “O que está ocorrendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de uns poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo; desprezo que tem raízes profundas, fincadas em 350 anos de escravagismo”, discursou Lula.

Foto: Ricardo Stuckert

No evento, Lula lembrou os dias em que foi preso e que tomou a decisão de se entregar, mesmo tendo a opção de receber asilo político na embaixada de algum país. “Mesmo com mais de 70 anos decidi ir até a Polícia Federal porque alguém tinha que provar que o juiz Moro era criminoso e que os representantes do Ministério Público que me acusaram eram mentirosos”, afirmou.

O título concedido a Lula foi anunciado em outubro do ano passado e é uma homenagem a pessoas que se destacaram na defesa de direitos humanos, escolhidas pelo Conselho de Paris. Entre as razões para a escolha de Lula, o grupo ressaltou que “os direitos civis e políticos do ex-presidente do Brasil foram desprezados”.

“A cidadania honorária é concedida em caráter excepcional a pessoas que se destacaram particularmente na defesa dos direitos humanos, a fim de afirmar o apoio de Paris nessas lutas e proteger os destinatários dessa distinção”, falou Anne Hidalgo, ao fazer a entrega oficial do título.

Horas antes, o ex-presidente almoçou com o presidente francês Fraçois Hollande. Segundo Lula, foram tratados no encontro a “conjuntura no Brasil e na França e as tarefas que precisamos cumprir para retomar os governos de inclusão e com mais justiça social”.

Leia também:  Lula recebe título em Paris nesta segunda (2) e visita jardim em homenagem a Marielle
Foto: Ricardo Stuckert

Nas redes sociais, o presidente francês também publicou o encontro com Lula, Dilma e Haddad: “Muito feliz por ter recebido o ex-presidente @LulaOficial, @Dilmabr e @Haddad_Fernando hoje em Paris. Discutimos a questão climática e a luta contra as desigualdades, que devem estar no centro de todas as batalhas de hoje e de amanhã”, escreveu Hollande.

François Hollande

@fhollande

Très heureux d’avoir reçu l’ancien président @LulaOficial, @dilmabr et @Haddad_Fernando aujourd’hui à Paris. Nous avons échangé sur la question climatique et la lutte contre les inégalités, qui doivent être au cœur de tous les combats d’aujourd’hui et de demain.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter
752 pessoas estão falando sobre isso