Por Eduardo Tito – Foto Eduardo Tito

Texto da reforma tributária foi aprovado na CCJ nesta terça-feira, (07)

O prefeito Bruno Reis criticou na tarde desta quarta-feira (08), o texto da reforma tributária aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na última terça-feira (07). De acordo com o gestor, os prefeitos poder “perder o controle” do principal tributo das prefeituras, o ISS (Imposto Sobre Serviços).

“Nós prefeitos vamos perder o controle do nosso principal tributo que é o ISS, que permite hoje as prefeituras médias e grandes cidades do Brasil terem condições de dar respostas imediatas aos problemas que surgem no dia a dia da cidade e ter condições de fazer investimentos em programas e projetos e iniciativas é o ISS. Para você ter ideia, até o mês de outubro, recebi esses dados ontem, que são referentes aos 10 primeiros meses desse ano, nós arrecadamos um bilhão e trezentos e 20 milhões com o ISS, contra um bilhão duzentos e oitenta de 2022 no mesmo período então veja o quanto nós recebemos do ISS que está crescendo fruto de decisões estratégicas e de eventos como esse, que atrai milhares de visitantes”, disse o prefeito que afirmou que a cidade bateu recorde de visitações turísticas em 2023.

Prefeito de umas das principais economias do país, Salvador ocupa a 19ª posição no ranking de cidades competitivas do Brasil, é o que revela o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), elaborado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Economia. A capital da Bahia subiu cinco posições e atingiu o 19º lugar na classificação geral, ficando à frente de Belém (PA), Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Campo Grande (MS).

“Nós incrementamos a nossa base de arrecadação a partir do momento que a economia está crescendo diante de uma série de medidas administrativas e investimentos que a prefeitura está fazendo. Então efetivamente essa reforma tributária que está aí não interessa as capitais, as cidades médias, que vão perder autonomia, aquelas cidades que têm ISS próprio, fruto da sua economia local”, concluiu o prefeito.