“O Som e o Silêncio” retrata a jornada de músicos e luthiers na concepção de instrumentos

Os músicos brilham nos palcos e os luthiers nas oficinas. Ambos se juntam na série que estreia no canal Arte1, nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, às 19h. Apresentado pelo percussionista Marcos Suzano, “O Som e o Silêncio” promove o encontro entre músicos e luthiers na busca pelo instrumento e pelo som ideal.

Parceria do canal Arte1 com as produtoras Coevos Filmes e Entreter, a atração com 13 episódios mostra Suzano visitando músicos em seus estúdios e luthiers em seus ateliês para entender as especificidades de cada instrumento e profissional.

Em cada episódio, um instrumento, um músico e um luthier diferente são retratados:

1.       Violoncelo

No primeiro episódio, Marcos Suzano visita Jaques Morelenbaum e descobre que o violoncelo do entrevistado, com cinco cordas, desafia o preceito clássico. O apresentador vai até Fama, Minas Gerais, conhecer o ateliê do luthier Carlos Jorge que tornou isso possível.

2.       Bandolim

O segundo episódio é sobre bandolim. Em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, o luthier Tércio Ribeiro fabrica instrumentos de cordas há muitos anos. A partir de 2003, passou a se dedicar à construção do bandolim que o músico Hamilton de Holanda conta para Suzano ser como “a mulher de sua vida”.

3.       Cavaquinho

Henrique Cazes explica a necessidade de dominar o cavaquinho para esquecê-lo no momento que o toca, no terceiro episódio. No estúdio, o músico apresenta uma parceria inédita na interpretação de “Viravoltando” e Suzano vai até a oficina de Rodrigo Gnatali, em Juiz de Fora, Minas Gerais, responsável pela construção de todos os cavaquinhos de Cazes.

4.       Viola caipira

O músico Ricardo Vignini e Luís Armando Domingues, o luthier conhecido como “Nenê”, comentam como a pareceria se consolidou com os anos e resultou na afinação perfeita.

5.       Guitarra

O instrumentista Rodrigo Suricato faz uma declaração de amor à guitarra encomendada ao seu luthier Ivan Freitas, que revela que a poda da matéria-prima dos instrumentos tem que ser no inverno.

6.       Instrumentos de samba

Ao lado de Roberto Guaringuia, artesão à moda antiga, Gabriel Policarpo e mais sete músicos mostram por que instrumentos de percussão comandam as manifestações populares.

7.       Violino

As dificuldades do violino são partilhadas pelo luthier Newton Rola e pelo músico Ricardo Amado, que concordam que para restaurar e tocar o instrumento é preciso uma dedicação serviçal.

8.       Pandeiro

Os pandeiros de Bernardo Aguiar e Marcos Suzano fluem junto ao repique de Gabriel Policarpo. Em sua oficina, o luthier Rodrigo Fontenele conta que se trabalha para fabricar um instrumento que dialogue com as vontades específicas dos músicos.

9.       Instrumentos de maracatu

No episódio, o maestro Garnizé comanda a orquestra de maracatu e reverencia Mestre Maureliano, responsável pela fabricação de todos os instrumentos de percussão do ritmo musical.

10.     Violão de sete cordas

O apresentador Marcos Suzano visita o músico Paulão Sete Cordas e o artesão Rogério Santos para ouvir como deve ser a sonoridade de um violão de sete cordas.

11.     Clarinete

Dirceu Leite era flautista até encontrar o clarinete, numa época em que o instrumento que não era produzido no Brasil. A dupla Odivan de Santos e Sérgio Burgani assumiu a demanda e revela o processo em seu ateliê.

12.     Violão

No episódio, o luthier Lineu Bravo recebe Suzano na sua oficina e afirma que o violonista Guinga é o maior melodista do país.

13.     Contrabaixo

O último episódio aborda como a passagem do tempo ajuda o instrumento a ficar melhor. O luthier Andrea Spada conta que 70 anos é um prazo realista para um contrabaixo amadurecer e o músico André Vasconcelos lamenta que não verá o apagou de um.

 

“O Som e o Silêncio”

Estreia: 14 de setembro, às 19h

Episódios inéditos às sextas-feiras, às 19h

Reprises: sábado, às 14h; segunda-feira, às 6h; terça-feira, às 9h30; e quinta-feira às 13h30.

Classificação: Livre

O canal Arte1 integra a grade de programação das principais TVs a cabo. Sky – 81; Net HD – 553; Claro TV HD – 553; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV – cabo 102; satélite 555; fibra 627.

Fique por dentro da programação do Arte1:

arte1.band.uol.com.br/

facebook.com/canalarte1

instagram.com/canalarte1/

twitter.com/canalarte1