Em 2022, a temática é sobre como a educação científica pode colaborar para a saúde coletiva

O Parque da Ciência do Instituto Butantan irá abrir as inscrições online para docentes e estudantes do 6º ao 9º ano, interessados em participarem da segunda edição da Feira de Ciências (FCIB). Com o tema “Educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida”, a FCIB busca estimular e divulgar trabalhos de ensino e aprendizagem relacionados à saúde pública e suas tecnologias, considerando a prática científica, suas curiosidades e o pensamento crítico de alunos e professores.

As propostas enviadas poderão ser de três tipos: 1) Montagem: baseado na construção de artefatos para explicar sobre um tema estudado; 2) Informativo: que demonstrem conhecimentos acadêmicos ou façam alertas e/ou denúncias; 3) Investigação: que pautem-se em pesquisas ou problemas. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante a 2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan, em outubro, quando também será realizada a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

Ao todo serão escolhidas 60 propostas para a exposição, sendo 40 projetos de escolas localizadas na cidade de São Paulo e 20 de qualquer parte do Brasil. Os trabalhos podem ter sido realizados individualmente ou em grupos de até quatro alunos, mas deverão ter a participação de, no mínimo, um docente orientador, que será o responsável legal dos alunos durante a FCIB.

A seleção levará em consideração a qualidade do projeto dos estudantes, a compreensão do tema investigado e conceitos aprimorados, bem como a sua pertinência. Também serão avaliados a adequação do projeto à faixa etária dos estudantes, ao ciclo escolar e proposta curricular do ano que cursa.

Os três trabalhos com as melhores avaliações serão premiados com equipamentos para suas escolas e todos os participantes da feira receberão certificados emitidos pelo Instituto Butantan.

Edição anterior

A Feira de Ciências do Butantan teve sua 1ª edição realizada em 2021 e reuniu 117 trabalhos, sendo 46 da cidade de São Paulo. Com o tema “Desafios da Saúde Pública no século XXI: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças”, os trabalhos premiados abordaram a importância da vacinação para a qualidade de vida, o impacto do descarte de óleo saturado no meio ambiente e a necessidade de combater a pobreza menstrual nas escolas.

Serviço

2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan

Data: 16/05, a partir das 10h

Inscrições: pelo site do Parque da Ciência https://parquedaciencia.butantan.gov.br/feira-de-ciencias/

Prazo: até às 23h59 de 19/08

Instituto Butantan