Por Lenison Nascimento
Foto: reprodução

Em vídeo publicado em suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (03), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, informou que o Governo do Estado já assinou a carta de intenção para instalação da montadora BYD no Polo Industrial de Camaçari.

Segundo o dirigente sindical, este avanço é fruto do trabalho em conjunto do Comitê de Fomento formado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e CIMATEC (Centro integrado de manufatura e Tecnologia), criado logo após o término das atividades da Ford no país, em janeiro de 2021.

Fundada em 2003, a BYD Auto é subsidiária da BYD Company (sigla que significa Build Your Dreams, “construa seus sonhos” em português). Constituída em 1995, além de carros a empresa também faz ônibus, caminhões, painéis solares, bicicletas elétricas, empilhadeiras e baterias recarregáveis.

Ainda em sua postagem, Júlio destacou que o sindicato está tratando da possibilidade de dar prioridade na contratação para trabalhadores que já atuaram no setor automobilístico, autopeças, ex-funcionários da Ford, parceiras e terceiras que trabalhavam na produção de veículos da Ford.

Segundo o protocolo de intenção assinado pelo governo, a BYD vai investir 3 bilhões na implantação de três fábricas na Bahia, com a expectativa de gerar 1.200 empregos diretos na sua implementação.

De acordo com o cronograma, a previsão é que todas as unidades comecem a ser implantadas a partir de junho de 2023.