Por Redação – Foto Dicom Câmara

Com plenário lotado, a Câmara Municipal de Camaçari, atendendo ao Requerimento Nº 31/2023, de autoria dos vereadores Dentinho do Sindicato (PT), Tagner Cerqueira (PT) e Vavau (PSB), realizou uma Sessão Especial, na tarde desta sexta-feira (24/11), para entregar 19 honrarias. Foram homenageadas com as Medalhas Irmã Dulce, Desembargador Montenegro e Marquês de Abrantes, o Prêmio Mulher Destaque, a Comenda Maria Quitéria e o Título de Cidadão Camaçariense, personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município.

A atividade foi presidida pelo vereador Dentinho do Sindicato, que em seu discurso de abertura exaltou a alegria em poder celebrar esse momento com pessoas que fazem a diferença em Camaçari em diversas áreas. “Estou muito feliz com essa sessão porque a gente espera o ano todo para estar homenageando as pessoas que, de fato, fazem algo por essa cidade. Esse tempo todo que tenho aqui na Câmara, eu nunca vi uma sessão tão linda como essa. Quero agradecer aos homenageados por fazerem parte da história dessa cidade, que a gente sabe que é feita de várias riquezas. Nós temos que abraçar quem está vivo, homenagear quem está vivo, agradecer e reconhecer o valor das pessoas em vida”, salientou.

A primeira honraria entregue foi a Comanda Maria Quitéria para a professora Iara Carvalho Bispo, homenageada pelo vereador Tagner Cerqueira, pela gestão do Centro Educacional Maria Quitéria, em busca de uma educação antirracista. “Eu sou pequena, o quilombo do Maria Quitéria é que me fortalece, porque esse quilombo que está aqui, que são meus professores, os funcionários que trabalham lá na escola, eles me protegem abaixo de Deus e dos Orixás. Quero agradecer a minha família biológica, a essa família ‘quiteriana’, ao meu grupo gestor e ao vereador Tagner, que apesar de ser um homem branco, está tendo uma atitude antirracista”, ressaltou a educadora bastante emocionada.

O vereador Vavau concedeu a Medalha Irmã Dulce a senhora Cleide de Souza Santos pelo seu trabalho filantrópico à frente do Centro de Convivência do Idoso e da Família (CCIF). “Nós fazemos um trabalho sem fins lucrativos, temos vários projetos, e como sempre digo a velhice é o futuro, o meu, o seu o de todos, por isso devemos cuidar bem dessas pessoas. Agradeço imensamente o reconhecimento do nosso trabalho”, disse a homenageada.

A tenente Deize Pinto recebeu do vereador Dentinho do Sindicato o Prêmio Mulher Destaque por sua atuação no comando da Ronda Maria da Penha em Camaçari. “Me sinto especialmente feliz e emocionada por receber um título em reconhecimento a um trabalho tão importante, que é proteger as mulheres que mais precisam. Dessa forma, só tenho a agradecer primeiramente a Deus, que tem me dado sabedoria para conduzir a missão. Agradeço a minha família, em especial a minha mãe, Dona Irani, que com seus ensinamentos me transmitiu princípios e valores inegociáveis que aplico em minha vida pessoal e profissional. Aos comandantes do 12º Batalhão, ao vereador Dentinho por me conceder essa honraria e toda rede de enfrentamento a violência contra a mulher”, declarou.

Em seu discurso de encerramento, o vereador Tagner Cerqueira falou da tradição da Casa Legislativa em entregar horarias. “Decidimos homenagear pessoas que moram aqui, que contribuem com essa cidade. Ao olhar para esse plenário a gente se reconhece e isso é muito importante. E me questionaram porque homenagear tantos professores, porque a gente gosta dos professores, gosta de educação. Estou muito emocionado, muito feliz, e hoje foi uma sessão leve e bonita, porque aqui tem o nosso povo”, destacou.

Na mesma linha de raciocínio, o vereador Vavau mencionou o quanto foi prazeroso entregar honrarias a pessoas que merecem. “Pessoas que realizam um belíssimo trabalho na cidade, guerreiros e guerreiras que lutam por melhorias em vários setores, que fazem essa cidade acontecer e se desenvolver”, pontuou o parlamentar.

Foram homenageadas ainda pelo vereador Tagner a senhora Irailde Ferreira de Souza (Medalha Irmã Dulce), Maria Creuza Lima Câmara (Medalha Irmã Dulce), deputada federal, Ivoneide Caetano (Prêmio Mulher Destaque), Solange Borges (Prêmio Mulher Destaque), Nadja Ilka Meireles de Souza (Título de Cidadã Camaçariense), Professora Edicleia Pereira Dias (Medalha Desembargador Montenegro), Doutora Raquel Alves Sobrinho (Medalha Desembargador Montenegro) e Antônio Costa da Silva (Medalha Marquês de Abrantes).

O vereador Dentinho do Sindicato concedeu horarias a Patrícia Galvão da Silva Lima (Medalha Marquês de Abrantes), Professora Patrícia Carvalho Moreira (Medalha Desembargador Montenegro) e Liu Menezes (Título de Cidadã Camaçariense). Já o vereador Vavau homenageou também Rita de Cássia Assunção Santos (Comanda Maria Quitéria), Joanilsa da Conceição Dias (Medalha Irmã Dulce), Tatiane Franco Cunha (Prêmio Mulher Destaque), Ademar Lopes Fernandes (Medalha Marquês de Abrantes) e Kilce Gonçalves Chaves Ramos (Título de Cidadã Camaçariense).

O evento contou também com a participação do secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, e dos cantores Adah Brito e Virgínia Rodrigues.