Câmara se ilumina de vermelho para lembrar Dia Mundial de Luta contra Aids

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados estará iluminada de vermelho hoje a fim de chamar a atenção para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU e pela Organização Mundial de Saúde para recordar os avanços no combate ao vírus HIV, bem como para reforçar o compromisso de toda a sociedade de lutar contra o preconceito e prezar pelo respeito à convivência com HIV/Aids.

Dezembro Vermelho

A cor vermelha voltará a iluminar a Casa entre os dias 12 e 31 desse mês, em apoio ao Dezembro Vermelho, campanha de conscientização para o tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis instituída pela Lei 13.504/17.

Estatísticas

Segundo o Programa das Nações Unidas para a Aids – Unaids, no ano passado 37,6 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo, 27, 4 milhões tiveram acesso à terapia retroviral e 690 mil morreram de doenças relacionadas à Aids. Aproximadamente 6 milhões de pessoas não sabiam que estavam vivendo com HIV em 2020.

Desde o início da epidemia até o final de 2020, 77, 5 milhões de pessoas haviam sido infectadas pelo HIV e 34, 7 milhões morreram em razão de enfermidades ligadas à síndrome.